Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



APRESENTAÇÃO DA CHAPA 11 – PRA DEFENDER A PSICOLOGIA (SC)


A Chapa 11 - Pra Defender a Psicologia surge da afirmação da qualidade técnica e científica da profissão, aliada com a necessidade em manter a postura democrática e voltada para a garantia de Direitos Humanos que a Psicologia precisa reafirmar todos os dias – essencialmente frente aos ataques e desmontes que a sociedade brasileira vem sofrendo, e alinhado com as demandas atuais da profissão. Nossa composição emerge de uma Frente Nacional Ampla em Defesa da nossa Profissão. No estado de Santa Catarina, a frente se articulou a partir dos princípios do movimento Pra Cuidar da Profissão, e se ampliou, com a aproximação de psicólogas(os) interessadas em construir e aprimorar propostas e formas de pensar a gestão. Propostas estas, voltadas para o exercício democrático e participativo, visando novas dinâmicas e estratégias que pretendem expandir ainda mais o olhar sobre a diversidade da Psicologia no nosso estado.

As mudanças e as transformações são aspectos da sociedade e por sua vez, demandam que estejamos atentas(os) para dialogar com a realidade que se apresenta.  Nesse sentido, entendemos que ampliar os diálogos é fundamental. Abrir-se para a contínua melhoria, defendendo e reafirmando que TODAS (OS) as(os) psicólogas (os) são e devem ser, parte dessa construção. Queremos que a pluralidade técnica e de práticas da Psicologia seja possível apoiada nos constructos éticos e técnicos que fazem dessa, ciência e profissão, tão importantes. Queremos que as psicólogas(os) sejam respeitadas(os) e valorizadas(os) em suas práticas. Amparados nestes preceitos e apostando na participação democrática, nos organizamos enquanto coletivo: Pra Defender a Psicologia.

Necessitamos defender a nossa profissão, haja vista os discursos falaciosos, em nome da ciência, da verdade, e da retomada de uma racionalidade cartesiana e positivista, que por meio da égide da "neutralidade" perpetuam "o mais do mesmo", na contramão do avanço histórico de uma prática científica que se importa com as demandas de nossa sociedade e suas formas de produção de sofrimentos e de práticas excludentes. Precisamos defender a profissão para que não nos enganemos com um discurso do "novo", que pode ser perigoso quando descontextualizado, pois postula uma fórmula de resolutividade "fácil" daquilo que é da ordem do complexo. Estabelecer uma gestão inovadora é um objetivo quando se considera a processualidade e a complexidade que envolve esta processualidade. Estamos e nos manteremos atentas(os) a estes discursos, o que eles invocam e produzem, para o que, e para quem eles servem. Estaremos dispostos ao debate e ao crescimento, sempre balisados na experiência profissional, na produção do conhecimento e no comprometimento social da Psicologia.

Nosso coletivo é repleto de profissionais que se dedicam há muito em prol da Psicologia, enquanto ciência e profissão, estamos atentas(os), pois não deixaremos que o que foi conquistado retroceda. Defenderemos um projeto de gestão em que a Psicologia possa continuar sendo instrumento de potencialidade, autonomia e de garantia de direitos para todas as pessoas.

a) Nosso grupo foi constituído pensando as demandas que envolvem essa multiplicidade de fazer da Psicologia, nos mais diversos campos de atuação, na amplitude do estado de Santa Catarina por meio da representatividade regional, na articulação entre pesquisa cientifica e prática profissional e na atuação efetiva em consonância com as demandas sociais. Somos 26 psicólogas (os) que são e estão nas mais variadas regiões do estado e das mais diversas áreas de atuação e campos de pesquisa. Pois, consideramos a necessidade de interiorizar ainda mais as ações do CRP-12, levando em conta as diferentes pautas da nossa profissão na atualidade e a grande importância de representantes locais na construção dessas ações. Somos diversos, para nos aproximar da diversidade de psicólogas(os) no estado. Reafirmamos a potência das diferenças e da democracia para a ampliação, reconhecimento e valorização da nossa profissão.

Nós, da Chapa 11 - Pra Defender a Psicologia, acreditamos:

b) Na construção de um projeto que aposta principalmente na participação e aproximação das(os) profissionais da Psicologia, em todas as regiões do estado, pois consideramos de extrema importância a multiplicidade de olhares e demandas das regiões. Construindo nesse processo junto ao Conselho, as ações e práticas que regulam a profissão. Tendo em destaque o reconhecimento e garantia do trabalho nas mais diversas áreas, abordagens e campos da Psicologia.

c) Numa Psicologia pautada pela qualidade técnica e científica, mas que também esteja engajada com as necessidades sociais, com os direitos fundamentais e com os preceitos éticos, democráticos e igualitários. Para que assim, as ações produzidas por nós psicólogas(os) de Santa Catarina sejam voltadas para transformações sociais significativas, que potencializem a vida, a sociedade e a nossa profissão.

d) Que a valorização profissional se faz quando se consideram as demandas regionais, a diversidade das práticas profissionais, a articulação com as demandas sociais e o compromisso que a Psicologia têm diante da sociedade. Sempre respaldada na ética e na ciência.

Nos colocamos a disposição das psicólogas e psicólogos, comprometendo-nos a dialogar constantemente em defesa da profissão que nos aproxima. Zelaremos fundamentalmente, por uma gestão transparente, em relação ao uso dos recursos financeiros e firmes no compromisso ético com uma profissão que é tão importante para a realidade social das(os) catarinenses. Firmando um compromisso com cada uma(um) que também acredita que a Psicologia se faz na ciência, na prática, na democracia e na luta pela garantia de direitos para todas as pessoas.

Convidamos a todas à conhecerem as psicólogas e psicólogos da chapa 11, por meio do mapa interativo que mostra nossa distribuição no território de Santa Catarina.

https://maphub.net/Psicologia/map

Convidamos também para acompanhar a Chapa 11 nas redes sociais:

Facebook

https://www.facebook.com/defenderapsicologiasc/

Instagram

@pradefenderapsicologia

https://instagram.com/pradefenderapsicologia?igshid=1vgekvxhfz2ua

MAIS INFORMAÇÕES:

Clique aqui e veja a relação completa dos membros da chapa

Clique aqui e conheça as propostas da chapa 11