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Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Eixo Educação


O Eixo Educação da Comissão de Políticas Públicas (CPP) do CRP-12 tem como objetivo construir espaços coletivos de discussões entre psicólogas (os) e outros profissionais que atuam na educação, consolidando um lugar de referência técnica, científica e metodológica na atenção e compreensão crítica da Psicologia Escolar e Educacional no diálogo com a escola.

A comissão de políticas públicas, eixo educação, compreende a relevância dessa discussão, na medida em que se observa a inserção da psicologia em diversas formas no cenário educacional como, por exemplo, em disciplinas específicas, em temas trabalhados em disciplinas atravessadas pela discussão do processo de constituição do sujeito, aprendizagem e desenvolvimento, relações entre professores e estudantes, funcionamentos escolares, dificuldades no processo de escolarização, entre outros.

Nessa direção, conforme acena o documento produzido no ano da Psicologia na Educação de 2008, há uma necessidade premente de enfatizar a importância da Psicologia – enquanto ciência e profissão – e sua contribuição no que se refere a consolidação da luta pelo direito a uma educação pública, de qualidade e socialmente referendada para todos e todas, ancorada nos princípios dos direitos humanos, no respeito a diversidade e com compromisso social e político. Entende-se que a atuação das (os) psicólogas (os) nesses espaços poderá contribuir para que a escola seja, efetivamente, um espaço democrático de produção e acesso ao saber, sobretudo, a população que tem reiteradamente, aviltada o direito de permanecer e continuar os estudos em contextos formais de ensino.

A CPP do CRP-12 faz interação direta com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) que produziu as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica. Outros documentos de importante relevância  para a área foram produzidos também pelo Sistema Conselhos em que tratam da atuação da (o) psicóloga (o) na Educação Inclusiva, na Construção de Processos educativos na Escola e na construção de uma Educação para Todos.

O Eixo Educação da CPP do CRP-12 entende que há necessidade de ampliar as discussões  e produzir referências técnicas que atendam também outros contextos em que a (o) psicóloga (o) têm realizado seu fazer como, por exemplo, a inserção de psicólogas (os) em instituições que oferecem formação de nível técnico e superior. Este trabalho nos convoca a estreitar as relações com as (os) profissionais psicólogas (os) de modo que possamos compreender as implicações destas atuações.

Neste sentido o Eixo Educação da CPP do CRP-12 tem realizado ações como, por exemplo, o evento de 2014 em que discutiu a Psicologia Escolar/Educacional: Possibilidade e Desafios para a atuação da (o) Psicóloga (o); apoio ao I Seminário de Psicologia Educacional do IFSC em Novembro de 2015 em que na ocasião contribuiu na mobilização para a  implantação do Núcleo da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) em Santa Catarina. CLIQUE AQUI para acessar o vídeo do evento

O intuito deste trabalho é qualificar a prática profissional da (o) psicóloga (o) no âmbito educacional fomentando amplo debate na discussão sobre a Psicologia Escolar e Educacional, das políticas intersetoriais e de educação inclusiva; de modo  a refletir sobre conhecimentos técnico-científicos da Psicologia e da Educação que apontem para uma intervenção ética-política de atuação da (o) psicóloga (o) e criem estratégias que favoreçam aproximação da psicologia com a escola, na defesa de uma psicologia escolar crítica e contextualizada e para todas e todos.

Conselheiro(as) e Colaboradoras(es) do Eixo Educação (CPP):

Conselheira Coordenadora:

Conselheiras(os) membros:

Colaboradores(as):