Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Conselhos profissionais participam de reunião ampliada sobre Atenção Psicossocial


Conselhos profissionais participam de reunião ampliada sobre Atenção Psicossocial
2019-03-01

Na última terça-feira, dia 26 de fevereiro, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-12) promoveu uma reunião ampliada do Eixo Saúde para debater a Atenção Psicossocial, sob a coordenação da conselheira vice-presidente Pâmela Silva dos Santos. Foram convidados os conselhos profissionais da área da saúde, entidades representativas dos usuários e trabalhadores da rede de Atenção Psicossocial e interessados no tema.

Os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito10), Enfermagem (Coren/SC), de Medicina Veterinária (CRMV-SC) e de Fonoaudiologia (Crefono 3) enviaram representantes para contribuir com as discussões e possíveis ações a serem realizadas devido à Portaria do Ministério da Saúde que prevê um retrocesso nas políticas de saúde mental.

Entre os encaminhamentos da reunião, destacam-se o reforço na divulgação das conferências municipais de saúde para participação dos profissionais e contribuição na realização de uma Conferência Livre no dia 4 de maio que já estava definida pela Comissão de Saúde da Ascop. Outras atividades serão um debate online dia 19 de março, 19h, transmitido pelo CRP-12, com participação de usuários e gestores; uma reunião dia 20 de março com a Frente Parlamentar de Saúde para entregar a minuta que contesta a Portaria do Ministério da Saúde e apresentação da mesma na reunião da Ascop no dia 21 de março.

Os representantes do Crefito10 e CRP-12 irão fazer contato com os deputados estaduais e federais que estão nas comissões de saúde para solicitar audiências públicas sobre o tema. Haverá ainda mobilização no dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimaniconial, para dar visibilidade ao assunto e participação no 4º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental que ocorrerá entre os dias 1 e 3 de maio, na UFSC, numa promoção da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). Por fim, o representante do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) vai solicitar uma reunião com o coordenador estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde para conhecer as perspectivas das políticas públicas nesta área em Santa Catarina.

A próxima reunião do grupo ficou para 27 de março, quando serão trazidas algumas das respostas aos encaminhamentos realizados.

Fonte: http://www.corensc.gov.br/2019/03/01/conselhos-profissionais-participam-de-reuniao-ampliada-sobre-atencao-psicossocial/ 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário