Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC apresenta Caderno de Saúde Suplementar em reunião da ASCOP


CRP-SC apresenta Caderno de Saúde Suplementar em reunião da ASCOP
2019-03-18

Na segunda feira, dia 11, representantes de conselhos profissionais de diversas áreas da saúde se reuniram na sede da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP) para debater temas comuns pertinentes às atividades profissionais. A Associação é formada por 18 Conselhos Regionais em Santa Catarina e representa cerca de 350 mil profissionais. “O propósito desse encontro mensal dos conselhos é justamente fortalecer as pautas em comum e ter um ganho político maior em defesa da população”, avalia Karen Berenice Denez, presidente da Comissão de Saúde da ASCOP.

Entre os tópicos discutidos, esteve a organização de ações da ASCOP durante o Dia Mundial da Saúde, que será comemorado em 7 de Abril, a 16a Conferência Nacional de Saúde e a apresentação do Caderno Temático Psicologia e Saúde Suplementar para as(os) participantes - lançado no final de fevereiro pelo CRP-SC, traz orientações a respeito dos aspectos éticos, técnicos e regulatórios estabelecidos entre usuários e as operadoras dos planos de saúde.

Acesse o material aqui: http://www.crpsc.org.br/noticias/confira-o-caderno-orientativo-psicologia-e-saúde-suplementar

Para Iramaia Ranai Gallerani, técnica em pesquisa do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), o material é importante tanto para as(os) profissionais da Psicologia como para aquelas(es) que atuam na área da Saúde em geral. “Além da importância da organização política em relação à pauta da Saúde Suplementar, o Caderno orienta as(os) trabalhadoras(es) para que elas(es) possam realizar o exercício profissional com ética, qualidade e autonomia”, ressalta.

Na avaliação da pesquisadora, as(os) profissionais da saúde podem estudar a publicação e encontrar dilemas e causas comuns que, futuramente, poderão ser debatidas e levadas à sociedade de forma conjunta. “Por exemplo, a baixa remuneração dos honorários não atinge apenas as(os) psicólogas(os), mas outras carreiras da área da saúde também. Identificando os desafios comuns, podemos organizar uma articulação conjunta”, argumenta.

A conselheira do CRP-SC Jaira Terezinha da Silva Rodrigues complementa que o material acaba servindo de referência para os outros conselhos profissionais. “Nós enquanto representantes do CRP-SC, temos uma atuação constante junto à categoria, em defesa das(os) usuárias(os) da Saúde Suplementar contra os abusos das operadoras de Planos de Saúde e a falta de fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Também ouvimos sobre as diferentes realidades dos outros conselhos profissionais e, em conjunto, conseguimos organizar atividades para diminuir recursos e potencializar as ações”, finaliza.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário