Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC discute Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro


CRP-SC discute Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro
2020-06-01

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina realizou, no dia 25 de maio, uma Live em seu Instagram, para discutir a votação do Projeto de Lei 3267/19, que tramita na Câmara dos Deputados e altera o Código de Trânsito Brasileiro em diversos pontos.  Entre eles o aumento da validade do exame médico psicológico e, consequentemente, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que significa um retrocesso para a sociedade.

A Live teve como convidado Eduardo Jasson Loureiro Muniz Moita, especialista em Saúde Mental e em Psicologia do Trânsito e ex-presidente CRP-PI, e teve como objetivo lembrar o Movimento Maio Amarelo, em que se chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.  

Para Moita, o trânsito é uma questão de políticas públicas, a CNH deve ser uma ‘concessão’ do Estado ao indivíduo, e não um ‘direito’; e a mobilidade urbana precisa cada vez mais de campanhas de conscientização eficazes. “Além disso, o PL 3267/19 é um retrocesso para a população, principalmente no que se refere ao fim da necessidade da especialidade do psicólogo para as perícias, o que perde totalmente o viés dessas perícias”, esclarece.

Com ativa participação dos espectadores, tanto com perguntas como com comentários, Moita ressaltou que a capacitação e a consciência, trabalhadas com mais frequência por profissionais regulamentados, tornam o trânsito mais seguro e mais humano. “Temos que lutar pela reprovação do projeto como ele está hoje, também porque é uma falsa economia com apelo popular.  É necessário dialogar com a população, debater, para que a avaliação psicológica não deixe de existir, porque não é só um ‘atestado médico’, precisa de cientificidade”, avalia.

A Live está disponível no Canal do CRP-12 no Instagram: https://www.instagram.com/p/CAoOWrkgT94/


Voltar

Faça seu comentário