Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-SC faz Live sobre “Tratamento de adolescentes dependentes químicos e seus familiares”


CRP-SC faz Live sobre “Tratamento de adolescentes dependentes químicos e seus familiares”
2020-06-29

Na terça-feira, 16 de junho, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), promoveu uma Live em seu canal no Youtube sobre “Tratamento de Adolescentes dependentes químicos e seus familiares”. A atividade foi conduzida por Marilda Mercedes (CRP-12/02987), colaboradora do CRP-SC e Cristiana Ornellas Renner (CRP-06/4583), psicóloga clínica - palestrante com mestrado e doutorado na área em que atua.

Na Live, Cristiana relatou o seu trabalho de doutorado feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com uma equipe multidisciplinar, que além de psicólogos contava com biólogo, musicoterapeuta e uma assistente social. A equipe provou que, em oito sessões, era possível, somente com orientações aos pais de jovens dependentes químicos, fazer com que os jovens entrassem em tratamento para dependência química e/ou ficassem abstinentes. Paralelamente comprovaram também que houve melhora no relacionamento familiar, diminuição de conflitos e maior qualidade de vida dos familiares.

Foi um trabalho monitorado, em que foi utilizada avaliação qualitativa e quantitativa, com cerca de 100 famílias voluntárias. Cristiana explica que inicialmente eram passadas informações para os pais sobre as drogas e seus efeitos, limites e regras.

Os familiares tinham um grande sentimento de culpa (inadequado), sentiam-se inseguros e agiam sem a imposição assertiva de limites, o que dificultava o processo de recuperação de seus filhos. A evolução da maioria dos casos se deu a partir do fornecimento de informações sobre a dependência e a coerência de regras impostas pela família.

A psicóloga também ressaltou que no início do tratamento, duas questões deveriam ser feitas: se os pais confiavam em seus filhos e se estes pais estavam dispostos a fazerem mudanças nas suas próprias atitudes. Os profissionais perceberam que estas variáveis já seriam indicativos de prognósticos do tratamento das famílias. Também relatou os tratamentos que eram feitos, o ambulatorial e a internação. Sendo que no segundo, o psicólogo tem um trabalho fundamental, porque faz a mudança de pensamento e comportamento do paciente.

Ao final da atividade, foi aberta a possibilidade de perguntas, tanto de profissionais da área como de famílias e interessados no assunto. Para quem quiser acessar e assistir à Live, basta acessar o Canal do CRP12 no Youtube ou clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=VFKdfQxhfVo

Durante a Live também foi feita a sugestão de leitura dos livros: ‘Quero minha vida de volta’, ‘Quero meu filho de volta’ e ‘É dolorido ser eu’, todos do psicólogo Carlos Barcelos. www.ibmalphaville.com


Voltar

Faça seu comentário