Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Desafios na educação: Conselho Regional de Psicologia (CRP-SC) promove debate em Chapecó


Desafios na educação: Conselho Regional de Psicologia (CRP-SC) promove debate em Chapecó
2019-12-12

Para refletir sobre a multidisciplinaridade entre a psicologia e a educação, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) promoveu, no sábado (23/11), o evento “Os desafios da psicologia na educação”. Este foi o início das atuações do Conselho em Chapecó, que pretende unir os psicólogos e estudantes em mais encontros sobre a atualidade da Psicologia no município.

Para reunir profissionais, estudantes e membros da comunidade, a programação contou com uma mesa-redonda, relatos de experiências e uma palestra sobre bullying. De acordo com a vice-presidente do CRP-SC, Síntia Regina Bonatti Reif, a promoção desse tipo de evento tem como objetivo principal estimular o reconhecimento da profissão em Santa Catarina. “Estreitar laços entre as  várias áreas de atuação da psicologia - incluindo a educação - por meio do compartilhamento de experiências, desafios e sugestões, é de extrema importância para fortalecer a profissão a partir de agora”, afirma.

Também foi discutido o Projeto de Lei (PL 3688/2000), que determina que os estados e municípios assegurem a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas e privadas, que estava em discussão na Câmara dos Deputados e pode transformar o cenário da profissão. “A psicologia educacional não é uma área de atuação nova, mas com o aumento das discussões sobre o tema, faz-se necessário que os profissionais pesquisem e atualizem-se sobre o assunto”, complementa Síntia.

    Já para o psicólogo Jairo Cesar Lunardi, apoiador do evento e colaborador do CRP-SC, entender de que forma a psicologia pode auxiliar na educação é essencial para que haja um entendimento profundo sobre tópicos que são desafios no sistema educacional, como violência na escola e bullying. “Hoje, temos que rever alguns conceitos na educação das crianças, que partem da família até o contexto escolar. Nesse cenário, a psicologia pode auxiliar no desenvolvimento educacional”, afirma.

Bullying e violência escolar: os principais desafios

    Os casos de violência escolar, cada vez mais frequentes entre crianças e adolescentes, disparam um alerta: é hora de reforçar as atenções para a saúde mental no contexto escolar. Para explanar mais sobre o assunto em um viés psiquiátrico, o evento contou com a palestra da Dra. Lucinda Ignez Romeu Fernandes, que tratou sobre os transtornos emocionais causados pelo bullying.

A palavra bullying refere-se a uma série de agressões contínuas, de ordem verbal, física, material ou psicológica, feita de maneira intencional e recorrente. “Geralmente, essas ações são feitas contra uma pessoa que não consegue se defender ou entender as agressões”, comenta Lucinda. Os efeitos do bullying, segundo ela, interferem na relação interpessoal, no desenvolvimento escolar e na autoconfiança das crianças.

    Em sequência, o evento contou com a apresentação dos relatos de intervenções na Secretaria Municipal de Chapecó - realizado pelas psicólogas Carline Fereira Bueno Dal’maso e Luciana Lora. A rede municipal de Chapecó envolve 41 Centros de Educação Infantil, 29 Escolas Básicas e três escolas do campo, com mais de mil professores e 22 mil alunos. De acordo com Carline, a atuação das psicólogas envolve formação e orientação de gestores, acompanhamento de pais, alunos, professores e comunidade escolar.

    Houve ainda uma mesa redonda com o tema “Os desafios da psicologia para aprendizagem e controle da violência na escola”, que contou com a participação das profissionais: Francine Cristine Garghetti, professora da Unoesc Chapecó; Sintia Regina Bonatti Reif vice-presidente do CRP-SC; Ana Amélia Bedin, psicóloga do Colégio Exponencial Chapecó; e Luciana Lora, psicóloga da Secretaria de Educação de Chapecó

O Conselho Regional de Psicologia

    Fundado em 1992, o CRP-SC tem como objetivo principal orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão da psicologia, além de contribuir para o desenvolvimento da área enquanto ciência. Atualmente, conta com mais de 14 mil psicólogos ativos. Sua sede é em Florianópolis, mas conta com mais três subsedes em Santa Catarina - em Chapecó, Criciúma e Joinville -, para melhor atender os profissionais em todo o Estado.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário