Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



GT Interinstitucional sobre Saúde Suplementar realizou reunião no dia 06/01 para planejar as ações do ano


GT Interinstitucional sobre Saúde Suplementar realizou reunião no dia 06/01 para planejar as ações do ano
2017-01-13

Desde 2015, o GT tem realizado discussões e ações visando ampliar e qualificar a atuação da(o) psicóloga(o) em planos de saúde. A conselheira presidente do CRP-12 e integrante do GT, Jaira Rodrigues apresentou na reunião que o tema saúde suplementar foi pautado pelo CRP SC e CRP SP na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças – APAF, realizada em dezembro de 2016. Como encaminhamento, o Conselho Federal de Psicologia – CFP também irá promover ações de diálogo com a Agência Nacional de Saúde – ANS.

A cada dois anos, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (lista dos procedimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde) é atualizado e submetido em consulta pública. A próxima consulta pública ocorrerá em junho de 2017 e o novo rol entra em vigor em 2018. O GT, juntamente como o CFP, irá acompanhar a atualização do rol e promoverá ações para dialogar com a ANS visando ampliação do rol de procedimentos, bem como outros diálogos na direção do agendamento de consultas, número de sessões, tempo médio de consultas; considerar a resolução vigente em cumprimento a Resolução CFP n° 10/2000, que dispõe sobre encaminhamento médico, vínculo estabelecido entre psicoterapeuta e beneficiário, faltas, reajuste de valores, entre outros; também irá abordar a inclusão de psicólogos nos hospitais pediátricos, pronto-socorro, equipes de UTIs, bem como, questionar o paradigma biomédico, defesa do modelo antimanicomial na perspectiva da Lei n° 10.216/2001, integrando a saúde suplementar à política de saúde.

Além desses pontos, para o planejamento estratégico do GT em 2017 foi debateu-se sobre a construção do manual orientativo em saúde suplementar para ser disponibilizado para às(os) psicólogas(os); organização de uma reunião com operadoras de Planos de Saúde e representantes da ANS regional para debater sobre as demandas levantadas pela categoria e pelos usuários; realização de reunião ampliada com a categoria sobre o rol de procedimentos e submeter do manual orientativo à consulta pública; promover a participação em reuniões e comitês da ANS Nacional em parceria com o CFP; e fazer um levantamento com as operadoras dos planos de saúde sobre o rol de procedimentos praticados em psicologia, valores e as demandas solicitadas e não oferecidas pelos planos.

 


Voltar

Faça seu comentário