Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Pré-congresso em Lages reúne psicólogas(os), estudantes e estudiosas sobre questões raciais


Pré-congresso em Lages reúne psicólogas(os), estudantes e estudiosas sobre questões raciais
2019-02-15

Foi realizado no último dia 02, em Lages, mais um Pré-congresso de Psicologia. O evento faz parte da etapa regional do processo do X Congresso Nacional de Psicologia, onde são elaboradas pela categoria profissional diretrizes a serem seguidas pela próxima gestão do Sistema Conselhos. 
 
O tema "Por uma Psicologia Antirracista" foi disparado pela psicóloga Glaucia Maria Dias Fontoura. Estudiosas e pesquisadoras sobre a temática e membros integrantes do movimento negro de Lages estiveram presentes e potencializaram o debate. 
 
"Foi um encontro muito potente, que nos levou a questionar a contribuição da Psicologia e nossa responsabilidade enquanto psicólogas(os), em combater todas as formas de violência que as pessoas negras sofrem em função do racismo, nos diferentes contextos e fases da vida. É fundamental que estejamos atentas a essa estruturação da nossa sociedade, que produz diferentes formas de opressão e exclusão, e que nosso trabalho seja voltado para uma transformação acerca das relações raciais" relatou Pâmela Santos, conselheira que participou representando a Comissão de Organização do Congresso. 
 
Yara Hornk, colaboradora do CRP-SC e participante do evento ressaltou que "o ataque racista deixa marcas, cicatrizes que excluem e desumanizam. Essas marcas e limites  só são superadas num espaço de luta e não aceitação do lugar em que te colocam. Em sua opinião, a atividade contou com participações importantes que precisam ser retomadas pelos companheiros da região."
 
Foram eleitas(os) delegadas(os) para representar o COREP - etapa estadual do X CNP, que acontecerá em Florianópolis, dia 6 e 7 de Abril - as(os) psicólogas(os): Izabela Ramos dos Santos CRP 12/17688; Marina Citatin Arruda CRP 12/14017; Joseane de Oliveira Luz CRP 12/10914; Maris Regina Aparecida Rossi Zago CRP 12/16875; Paula Helena Lopes CRP 12/13135; Helena Cristina da Silva CRP 12/10483; Pâmela Silva dos Santos CRP 12/09493; Priscila Roberta Andrade CRP 12/06373; Yara Maria Moreira de Faria Hornke CRP 12/08685. Também foram eleitas(os) como suplentes as psicólogas: Aline Machado Basquerote Barbosa CRP 12/09063; Inea Giovana Silva Arioli CRP 12/01269 e Anne Caroline Silva CRP 12/16525. Representando os estudantes foram eleitas(os) Letícia Teles de Sousa e Juliano Nixon de Souza, não houve suplentes.
 
Esse processo é um dos principais momentos de participação democrática da categoria para a construção das diretrizes que irão nortear as ações do CRP
no próximo triênio, e Lages participará com uma boa representatividade de profissionais da região. 
 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário