Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Roda de conversa sobre Psicologia do trânsito é realizada em Chapecó


Roda de conversa sobre Psicologia do trânsito é realizada em Chapecó
2020-03-20

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – CRP-12 realizou, na tarde de sexta-feira (13), uma Roda de Conversa entre a CEPTMH - Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-12 e os psicólogos peritos examinadores do trânsito credenciados da região Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, contou com a participação da presidente da Comissão, Simone Ciotta e da conselheira Adriana Braatz, além do Assessor Jurídico do CRP-12, Alfran M. R. Freitas e do colaborador Jairo  Cesar Lunardi.  A presidente da CEPTMH iniciou o encontro com a apresentação da Comissão, da estrutura de Conselheiros e Colaboradores; Objetivos; Diretrizes; Ações realizadas em 2019, propostas de ações para 2020; aspectos mais relevantes sobre as práticas de atuações profissionais, troca de experiências, dificuldades e fragilidades dos peritos examinadores; panorama da atual situação dos psicólogos credenciados no DETRAN SC. Ao final da apresentação, abriu para uma roda de conversa com os profissionais presentes – dos municípios de Chapecó, Mondaí, Pinhalzinho, Seara, Videira, Xanxerê,  Xaxim - repassando orientações a respeito de resoluções e documentações, e debatendo pontos fundamentais para a profissão. 

A conselheira integrante da CEPTMH e também presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização - COF, Adriana, contribuiu dando informações  e tirando dúvidas das práticas dos profissionais, e finalizou reforçando  o que a presidente Simone falou em sua apresentação: "A comissão foi criada a partir da necessidade de dar amparo a nossa atuação, abrindo um canal de informação e debate e, além disso, colaborando para a ampliação da atuação do psicólogo do trânsito, sendo o objetivo da criação da Comissão acolher os profissionais da psicologia do trânsito”.

Posteriormente, o Assessor Jurídico do CRP-12, Alfran, tratou sobre a atual situação dos credenciamentos, esclarecendo e tirando dúvidas sobre o assunto. Após, a presidente encerrou a roda de conversa, acolhendo as demandas e perguntas sugeridas pelos profissionais, assumindo, juntamente com sua equipe, o compromisso de retorno das questões apresentadas.

Ao final, Simone avalia como positiva e comemora resultado da primeira roda de conversa, um momento para acolher, tirar dúvidas e ouvir os profissionais. "Temos como proposta fortalecer e valorizar o profissional da psicologia do trânsito. Queremos aproximar o Psicólogo perito examinador do trânsito do CRP-12, criar condições técnicas para estes profissionais crescerem na área, ser um lugar de acolhimento das necessidades, uma comissão de apoio e parceria com a prática desse profissional. Recebemos hoje feedbacks muito positivos, de que os profissionais se sentiram realmente acolhidos. É a partir dos depoimentos deles que entendemos que estamos no caminho certo", ressalta.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário