Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Ética na psicologia lota auditório em Chapecó


Ética na psicologia lota auditório em Chapecó
2020-03-17

Psicólogas(os), docentes e estudantes da área lotaram o auditório Welcy Canals, do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, na noite desta sexta-feira (13), para acompanhar a palestra "A Ética no exercício profissional do Psicólogo: Desafios e Dilemas". A atividade foi ministrada pelo Conselheiro Diego R. M. Francisco, presidente da Comissão de Orientação e Ética – COE, do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – CRP-SC.

De acordo com o colaborador do CRP-12, Jairo Lunardi, foram mais de 600 inscritos, o que fez deste o maior evento realizado pelo órgão em Santa Catarina nesta gestão. "Fizemos uma consulta informal com os profissionais e os temas de maior interesse foram relacionados à ética, por isso o tema foi bem direcionado à questão. Durante o convite para a palestra, também solicitamos aos estudantes que nos enviem, via coordenação, temas de seu interesse para pensarmos os próximos eventos. A ideia é essa: ouvir a categoria e atender as suas necessidades", comenta.

A conselheira presidente em exercício do CRP-12, Sintia Regina Bonatti Reif, destaca que a realização do evento teve como foco aproximar os profissionais e estudantes da entidade. “A região Oeste é distante da Sede, que fica em Florianópolis, portanto um dos objetivos principais desta que é a inaugural Reunião Itinerante nas Subsedes foi de abrir as portas e mostrar que o CRP-12 está aqui como forma de acolher(reforçar) o trabalho dos profissionais de psicologia, auxiliar, orientar e disciplinar a nossa profissão de acordo com a Ética”.

A conselheira vice-presidente do CRP-12, Ana Claudia Lawless, destaca a importância do evento para os profissionais, docentes e psicólogas(os), afirmando que esta será uma prática constante desta gestão. "Já temos mais dois eventos programados: um para junho, com foco na psicologia no esporte e outro para setembro, que irá abordar a psicologia na assistência social. Foi uma das propostas da nossa diretoria, a de descentralizar eventos e permitir a participação das três subsedes que fazem parte da 12ª Região", reforça.

O palestrante abordou questões sobre a ética em diversas situações, por exemplo na  questão da produção de documentos e dos atendimentos online. "O profissional da psicologia precisa ter uma tomada de decisão consciente e seguir a norma de conduta do Código de Ética, não podendo tomar como base o contexto de atendimento ou o vínculo que ele criou com o paciente. Fazer essa separação é extremamente importante, por isso, trouxemos diversos exemplos de casos em que a atuação do profissional comprometeu a ética da profissão", comenta.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário