Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Travestilidades e Transexualidades é tema de debate no IV Seminário de Atenção Psicossocial


Travestilidades e Transexualidades é tema de debate  no IV Seminário de Atenção Psicossocial
2019-07-10

A última atividade do primeiro dia (1º de julho) do IV Seminário de Atenção Psicossocial foi o Simpósio de Psicologia Travestilidades e Transexualidades: Compromissos ético-políticos da despatologização com as palestrantes Bruna Benevides, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Céu Cavalcanti, psicóloga, doutoranda em Psicologia na UFRJ e o palestrante Christian Pedro Mariano, do Instituto Acontece – Arte Política LGBTI+. A mediação foi do conselheiro do CRP-SC, Ematuir Teles de Sousa.

Ematuir abriu a atividade com a homenagem do Conselho Regional de Santa Catarina (CRP-SC) a treze instituições que atuam em prol da garantia dos direitos da população LGBTI no Estado. Os representantes das entidades receberam uma placa comemorativa e as duas publicações lançadas no evento: “Psicologia, Travestilidades e Transexualidades: compromissos ético-políticos da Despatologização” e “Tentativas de Aniquilamento e Subjetividades LGBTI”. As duas edições estão em PDF no site e redes sociais do CRP-SC e do CFP.

link do livro  Travestilidades e Transexualidades: compromissos ético-políticos da Despatologização:

http://www.crpsc.org.br/noticias/livro-psicologia-travestilidades-e-transexualidades-compromissos-etico-politicos-com-a-despatologizacao

link do livro Tentativas de Aniquilamento de Subjetividade: https://site.cfp.org.br/publicacao/tentativas-de-aniquilamento-de-subjetividades-lgbtis/

 

Lançamentos e Simpósio

Os dois livros tratam sobre o compromisso ético-político da Psicologia com os Direitos Humanos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTIs). 

A publicação “Psicologia, Travestilidades e Transexualidades : Compromissos Éticos-políticos da Despatologização é uma iniciativa do IX plenário de Psicologia, com o intuito de contribuir problematizar o processo de despatologização das travestilidades e transexualidades, reiterando o compromisso da Psicologia contra a exclusão e marginalização das pessoas travestis e transexuais e contra a produção histórica de categorias patologizadoras. “Para o livro, convidamos pessoas que participaram de seminários desenvolvidos pelo CRP-SC em 2016 e 2017, sobrebo assunto, além de outros nomes importantes no cenário brasileiro sobre o tema, ampliando o debate sobre a construção de espaços de resistência aos processos de patologização das pessoas trans e travestis, no Brasil”, explicou Ematuir. 

O livro foi dedicado à João Walter Nery, psicólogo, homem trans, defensor dos direitos da população LGBTI no Brasil, falecido em 2017. “A história de João foi marcada por uma vida comprometida com os direitos das pessoas que viveram processos de sofrimentos por causa do ódio, do preconceito e da desigualdade”, relembrou o conselheiro.

Para Bruna, o livro é histórico para as(os) autoras (es) transexuais, que foram proprietárias (os) da sua própria narrativa. “Passamos muitos anos sendo objeto de estudo, sem autonomia, espaço e voz para contar nossas vivências. Hoje, como sujeitos de direito, reescrevemos a nossa história, apesar de uns e outros quererem apagar nossas existências. É uma vergonha em 2019 ainda ter de lutar para poder usar o banheiro”, exemplificou. 

Ela reitera também a importância da Psicologia e do CRP-SC por meio do Sistema Conselhos. “Pouco a pouco estamos avançando, lutamos muito para conquistar esse espaço, que ainda é pequeno. Não basta  apenas nos tirar do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde). Temos que ser sujeitos com voz, estamos em plena SAÚDE e gozamos de poder pra escrever”, defendeu.

Outro palestrante e autor Christian Pedro Mariano, complementa que as edições são pioneiras também na restrita literatura sobre o tema. “É uma conquista muito grande. No ambiente acadêmico, existe uma imensa dificuldade em encontrar produções a respeito. Uma coletânea como esta será fonte para muitos outros trabalhos futuros. Ele aproveita também e fala da importância do momento na sua história pessoal. Estar aqui em uma mesa, com lugar de fala é muito significativo. Passar por tudo isso sem uma rede de apoio, é impensável. Minha gratidão à todos”, reconheceu.

Por fim a psicóloga Céu Cavalcanti definiu a simbologia do Simpósio. “Uma mesa majoritariamente Trans. Me sinto agradecida ao CRP-SC pelo convite não apenas para falar das nossas histórias, mas como pessoas detentoras de conhecimento”, avaliou, dedicando a conquista à todas(os) aquelas(es) que foram vítimas da violência, “Muitas(os) Trans morreram e lutaram para eu estar aqui hoje e por isso quero deixar um mundo diferente, em que as elas possam estudar, serem doutorandas, escrever livros, viver uma vida mais leve e vivível. Tem lugares que não vamos mais voltar”, concluiu.


Já o livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTI” foi organizado pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos conjuntamente com todas as 23 Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia. “Traz narrativas da violências, sofrimentos e processos de resistências de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) das diferentes regiões do Brasil”, explica o conselheiro Ematuir.

Ao longo dos três dias, o evento reuniu mais de 800 pessoas, entre profissionais, professoras(es), pesquisadoras(es), usuários, militantes da luta antimanicomial, entidades da Psicologia, universidades e movimentos sociais organizados que formam a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para debater os caminhos e as melhorias no cuidado integral dos usuários.

 

Galeria - Lista das entidades homenageadas:

  • ADEH - Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade

  • Acontece - Arte e Política LGBTI+

  • ROMA - Instituto de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis

  • GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS de Santa Catarina

  • Estrela Guia - Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais

  • Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos

  • Amigos e Tribos

  •  Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

  •  Epicen@s - Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

  • Núcleo Margens - Modos de vida, família e relações de gênero da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

  •   IEG - Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

  • Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil/SC

  •  NIGS - Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividade da  Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC



 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário