Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



X Plenário reúne-se para traçar objetivos e metas para a gestão 2019-2022


X Plenário reúne-se para traçar objetivos e metas para a gestão 2019-2022
2020-02-12

Na última semana de janeiro e início de fevereiro (de 30/01 a 02/02/2020) os Conselheiros do X Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) participaram de capacitações e estiveram reunidos para traçar o Planejamento Estratégico da nova gestão.

As capacitações foram realizadas na sede da autarquia, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, no dia 30 de janeiro. As atividades foram divididas em três etapas: pela manhã, a equipe técnica do CRP-SC apresentou aos Conselheiros a Política de Orientação e Fiscalização – POF, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), além dos procedimentos da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF. As psicólogas da equipe comentaram, ainda, sobre os fluxos e demandas da área.

A tarde do dia 30 iniciou com a capacitação da Comissão de Orientação e Ética – COE. A Assessoria Jurídica do CRP-SC apresentou aos Conselheiros o Código de Processamento Disciplinar, que diz respeito à plenária de julgamento. Posteriormente, foi simulada uma plenária de julgamento para elucidar possíveis dúvidas.

Como última atividade deste dia, Edgard Usuy, da empresa Integra Relações Governamentais, ministrou palestra sobre Relações Governamentais. O intuito de trazer à tona este assunto é “desmistificar esta atividade e demonstrar que, feita de modo técnico, legítimo, transparente e legal é importante ferramenta no exercício da democracia.” Usuy é Graduado em Administração e pós-graduado em Direito do Estado (UFSC) e em Relações Governamentais (FGV). É membro da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG e membro fundador do Instituto Relações Governamentais – IRELGOV.*  

Nos dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro, no espaço de eventos do Hotel Cambirela, em Florianópolis, foi realizado o Planejamento Estratégico do X Plenário. A atividade foi coordenada pelo Consultor de Gestão e Planejamento Estratégico, Leonardo Soares de Amorim. Foram três dias de muito trabalho, dedicação e debates.

Segundo a Conselheira Adriana Braatz Zluhan, presidente da COF, “tanto as capacitações, como o Planejamento Estratégico, foram importantíssimos. No planejamento reconhecemos a situação atual e fizemos uma projeção do futuro, isto é, como desejamos estar nos três anos de gestão. Contamos com o engajamento coletivo e sabemos que nossos esforços precisam ser contínuos e permanentes. A construção da estratégia deve ser feita a muitas mãos, pois todos são afetados por ela. Por isso, integrar a COF e demais comissões significa ajuda mútua, em que exista espaço para crescimento e aprendizagem. Trabalhar em equipe é o segredo para fazer as coisas acontecerem. Enquanto COF, entendo que, ao longo dessa caminhada, esse percurso deve ser acompanhado, medido, ajustado e compartilhado com a categoria.”

De acordo com o Conselheiro Diego Remor Moreira Francisco, presidente da COE, “o foco da COE no Planejamento Estratégico foi pensar a estruturação da comissão para que fique mais pautada no contexto preventivo das infrações disciplinares, assim como reforçar o contexto de oficinas para orientação e ética – estas, em parceria com a COF. Além disso, a ideia é aperfeiçoar e otimizar o sistema de controle de processos da COE, para que se possa ter mais subsídios das infrações, repassando as informações para as comissões, bem como para o Comitê de Orientação e Fiscalização.  Outro foco da COE é a utilização de outros modelos de autocomposição, que possam tanto reforçar a mediação como também dar outras formas de autocomposição para resolver as infrações éticas, reduzindo assim, o tempo de tramitação dos processos.”

A Conselheira Josiane Terezinha de Avila Rodrigues, presidente da Comissão de Relações Públicas do CRP-SC, destaca que o Planejamento Estratégico foi um momento de avaliarmos estratégias para aproximar os profissionais da psicologia junto ao CRP-SC com intuito de fortalecer e valorizar as ações da categoria. Criar possibilidades junto aos meios de comunicação como forma de evidenciar o profissional da psicologia no mercado de trabalho nas suas diversas áreas de atuação. É importante frisar que a Comissão de Relações Públicas estará ao longo destes três anos intimamente relacionada às demais Comissões com o propósito de dar visibilidade à categoria.

Após esta exitosa etapa dedicada a traçar objetivos e metas, o X Plenário prevê que a atual gestão terá propositividade, dinamismo, motivação, ação e, acima de tudo, resultados de Fortalecimento do Profissional de Psicologia e Valorização da nossa profissão e, conjunto a isso, aproximação com as pautas da categoria.

*Fonte: https://www.relgov.com.br/edgard-usuy

Fotos


Voltar

Faça seu comentário