Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Projeto Participação e Controle Social


      

    

PLATAFORMA DE CONTROLE SOCIAL E PROCESSOS PARTICIPATIVOS

Espaço de interação entre psicólogas(os) e cidadãs(os) que coloque em evidência os espaços municipais e estaduais de controle social das Políticas Públicas do Estado de Santa Catarina, vídeos de depoimentos de psicólogos que participem dos espaços de controle social ou outros espaços coletivos visando a cidadania, evidenciando sua importância, com vistas a fomentar a participação.

SEMINÁRIO SOBRE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

O Seminário foi realizado em Florianópolis, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, e teve transmissão on-line. Desse modo, houve a possibilidade de participação do psicólogo in loco, bem como foram organizados espaços de participação coletiva, de modo interativo, distribuídos por todo o Estado. O público-alvo contemplou psicólogas(os), entidades voltadas à temática, cursos superiores de áreas a fins, como Direito e Serviço Social e cidadãs(os) que atuam nos espaços de participação e controle social. O objetivo do Seminário on-line foi permitir uma organização para acompanhar e contribuir com o debate a partir das diferentes realidades das regiões, promovendo a divulgação, troca de conhecimentos e experiências. 
Confira como foi o evento!

OFICINAS DE MULTIPLICAÇÃO

As Oficinas de Multiplicação sobre participação serão realizadas com auxílio dos articuladores locais do CRP-12, devendo ser convidados atores que tenham interesse no tema, relativos à região.

O chamamento para a participação nas oficinas será acompanhado pelo estímulo que este participante tenha acessado o conteúdo da etapa anterior, que será disponibilizado via site do CRP. Tal chamamento também será articulado juto à Federação Catarinense de Municípios - FECAM, no sentido de agregar psicólogos e profissionais relativos a políticas públicas de cada região, além de instituições locais que agregam práticas de organização social e comunitária para se fazerem presentes.

QUALIFICAÇÃO EM PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Assista ao vídeo “Oficinas de Qualificação em Participação, Controle Social e Políticas Públicas”, elaborado a partir das Oficinas Regionais de Multiplicação, parte do Projeto Participação e Controle Social, do Conselho Regional de Psicologia 12ª Região.

Compreendemos a participação da Psicologia em espaços de controle social como fundamental para a formulação, controle e desenvolvimento de políticas públicas pautadas na garantia dos direitos humanos. A partir do pressuposto de que não há participação sem o envolvimento da dimensão subjetiva, o exercício da Psicologia nesses contextos pode contribuir significativamente na compreensão do cenário político vivido no Brasil e na composição de práticas de resistência a todos os processos que violam a cidadania e os direitos fundamentais da população a uma vida digna.

Se você tem interesse em representar o CRP-12 em espaços de controle social, é necessário: ser psicóloga/o com registro ativo e adimplente; passar por qualificação sobre controle social; preferencialmente estar atuando em política pública; participar da Metodologia de Acompanhamento das representações, via CREPOP.

Para mais informações, escreva para crepop@crpsc.org.br

Se você participa de algum órgão de controle social e/ou espaço coletivo que vise à cidadania, compartilhe conosco seu RELATO DE EXPERIÊNCIA! clique AQUI

Se você sabe de algum EDITAL à eleição dos Conselhos! clique AQUI

Compartilhe informações sobre CONFERÊNCIAS municipais, estaduais e nacionais! clique AQUI