Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



A atuação da Psicologia em emergências e desastres


A atuação da Psicologia em emergências e desastres
2023-10-13

Hoje, 13 de outubro, é considerado o Dia Internacional para a Redução de Desastres. Sabemos do papel fundamental que as psicólogas têm nessa atuação, realizando, conjuntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos, a preparação e acolhimento das pessoas afetadas, garantindo atendimento psicológico, principalmente de grupos mais vulnerabilizados da sociedade, que em casos como estes, são intensificadas a desigualdade socioeconômica, a exposição à fome, o déficit de renda e inúmeros agravos à saúde física e mental. 

Nos últimos dias, em Santa Catarina, alguns seguimentos estão fazendo esforços na preparação e atuação direta às comunidades afetadas, mas ainda há muito que construir para a efetiva construção de comunidades mais seguras a todos.

O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região (CRP-12) se solidariza com as colegas que estão atuando nos municípios afetados e conta com a Comissão Psicologia e a Gestão Integral de Riscos e Desastres, constituída para dar orientação sobre as práticas relacionadas as demandas de risco e desastre às psicólogas que atuam ou pretendem atuar na gestão de riscos e desastres e promove ações de orientação às profissionais que atuam na linha de frente em casos emergenciais.

Está no artigo 1º do Código de Ética do Psicólogo, item d: “prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal”. E para apoiar às psicólogas nessa ação, o Conselho Federal de Psicologia dispõe do material “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres”, disponível no link: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Crepop-RT-Emerge%CC%82ncias-e-Desastres-web_v2.pdf

Crédito da foto da arte: Marcos Fávero/ Secom/Governo do Estado de Santa Catarina

Voltar

Faça seu comentário