Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



A Psicologia em defesa pelos direitos dos Povos Indígenas


A Psicologia em defesa pelos direitos dos Povos Indígenas
2023-04-19

No dia 19 de abril foi instituído o Dia dos Povos Indígenas, uma data que tem como propósito destacar a luta dos povos originários, sua cultura e diversidade, sua relação com a natureza, combater preconceitos e estabelecer políticas públicas que garantam que os seus direitos sejam cumpridos.

A data surgiu durante o Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em abril de 1940, mas foi apenas em 1943, durante a ditadura do Estado Novo, que foi estabelecida no Brasil. Desde então, as políticas públicas a favor dos povos vêm caminhando a passos lentos diante de muitos retrocessos, com violência e perda de direitos.

De acordo com dados de 2022, existem mais de 1.6 milhão de indígenas no Brasil e historicamente, as políticas públicas desenvolvidas para os povos indígenas não têm sido priorizadas. Diante desse fato, a Psicologia tem fundamental importância nesse processo, de acordo com o princípio fundamental II do Código de Ética do Psicólogo: “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

O XI Plenário do CRP-12 reforça seu compromisso, por meio do Sistema Conselhos de Psicologia, em se posicionar e defender as demandas urgentes contra as violências e traumas provocados, além de fortalecer as pressões sobre as autoridades para que os direitos indígenas sejam respeitados.

 

Voltar

Faça seu comentário