Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Abertura do III Seminário de Atenção Psicossocial


Abertura do III Seminário de Atenção Psicossocial
2016-08-11

O presidente do CRP-12, Igor Schutz dos Santos, fez uma fala destacando a importância da participação dos diversos públicos relacionados ao tema e como a Psicologia está presente nessa atuação.


A conselheira Jaira Rodrigues representou o Eixo Saúde da Comissão de Políticas Públicas do CRP-12 e apresentou o evento cujo objetivo é debater os mais variados aspectos da Rede de Atenção Psicossocial, como desafio posto para manter a construção do SUS de maneira mais humanizada e integral.


Representando o Fórum de Entidades de Psicologia Catarinense (FEPSIC), Rosane Lorena Granzotto, falou das parcerias como possibilidade de avanços na prática. O representante da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Walter Ferreira de Oliveira, disse que estava satisfeito em ver algo concreto sendo realizado, falou do SUS como contraponto às tentativas da classe dominante de subjugar a população e que portanto deve ser fortalecido nesse momento de fragilidade da política nacional. O mesmo alerta foi dado por Felipe Faria Brognoli, do Fórum Catarinense de Saúde Mental, que afirmou que precisamos estar atentos aos efeitos permanentes que o governo interino vai deixar. A representante das associações de usuários de saúde mental, Solange de Almeida, fez uma fala emocionada pedindo que todos continuem na luta em defesa do atendimento integral e de qualidade, dando voz aos usuários.


Em seguida, o público acompanhou a apresentação da peça teatral “Casa do Delírio”, sob direção de Railson Braz, também ator junto com mais dois atores que atuam em unidades de Santo André e de São Bernardo do Campo (SP).  A peça mostrou um pouco de como funciona o tratamento que prioriza a internação, a medicação e o uso da força, em detrimento da atenção que permite a autonomia do sujeito e sua participação na sociedade.

 


Voltar

Faça seu comentário