Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região

Assembleia Geral Ordinária: Categoria decide pelo congelamento da Anuidade

2023-09-20

Nesta última sexta-feira, 15 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - 12ª Região (CRP-12) realizou mais uma Assembleia Geral Ordinária, em formato virtual, o que permitiu a participação de profissionais de todo o estado. O engajamento das psicólogas bateu recorde em comparação com outros anos. “Foram mais de 600 inscrições e quase 160 votantes. Com certeza foi um momento único de cooperação da categoria, quanto mais participação, melhor para debater e votar os temas fundamentais da profissão”, comenta a gerente geral do CRP-12, Daniela Bortoli.

A presidente Yara Maria Moreira de Faria Hornke destacou a importância do expressivo aumento da participação da categoria e iniciou os trabalhos fazendo um discurso de abertura e, em seguida, a conselheira secretária Patrícia Estevão fez uma apresentação dos principais eventos e ações realizadas pelo CRP-12 nos últimos 12 meses. Depois, a conselheira tesoureira Bruna Pereira apresentou os recursos arrecadados e utilizados neste período. “Tivemos nossas contas aprovadas pela Comissão de Auditoria e Controle Interno (CACI) e fechamos o período com superávit. Isso demonstra o compromisso e responsabilidade que o XI Plenário tem com o uso do dinheiro público”, argumenta.

Isenção

Entre as principais deliberações da noite estavam a aprovação da isenção da primeira anuidade para os inscritos que receberam algum tipo de benefício de programas de acesso ao ensino superior. De 159 votantes, 116 profissionais optaram pela isenção. Com a aprovação em Assembleia, o Conselho, em breve, lançará uma resolução com detalhes da regulamentação desta concessão. “A isenção é uma nova forma de contribuir para um exercício profissional mais inclusivo e acessível e faz parte do compromisso ético e político que esta gestão atua”, destaca a presidente Yara.

Anuidade

Além da isenção, os participantes votaram pela manutenção de valor da anuidade por mais um ano. Foi levada para apreciação duas propostas que a Plenária deliberou e aprovou no final de junho. Uma delas, de reajuste de 4% para compensar as perdas causadas pela desvalorização da inflação acumulada e a outra, pelo congelamento. “A maioria (123 de 155 votantes) optou por manter o valor atual para o exercício do próximo ano”, explica a conselheira Patrícia.

Eleições CACI

Na Assembleia também foram escolhidos os três representantes da Comissão de Auditoria e Controle Interno (CACI), formada por psicólogos que fiscalizam a prestação de contas do Conselho. No momento da reunião virtual, os interessados em ser membros se apresentaram e os participantes votaram em três nomes.

Os eleitos para o CACI são:

Maurício Nazário 12/20891

Sarah Gisele Martins Klokner 12/09511

Aline Batista Bernardi 12/06683

Legislação

A Assembleia é realizada anualmente pelo Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região – CRP-12, que no uso de suas atribuições legais e regimentais, seguindo as previsões dos artigos 22, 23 e 24 da Lei n.º 5.766/71, dos artigos 28, 29 e 30 do Decreto n.º 79.822/77 e dos artigos 6º, 7º, inciso III, e 8º do Regimento Interno, convoca as psicólogas inscritas e com a anuidade em dia para participar e votar nas propostas apresentadas.

Faça seu comentário