Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Aula inaugural do Curso de Psicologia da UFSC


Aula inaugural do Curso de Psicologia da UFSC
2023-03-21

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) esteve presente nesta segunda-feira (20/03), na aula inaugural do curso de Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento foi promovido pelo Departamento de Psicologia em parceria com o Conselho Regional de Psicologia. O tema da aula foi “A Psicologia Brasileira na Luta Antirracista" e abordou os temas : Racismo, Universidade, Sistema Conselhos e a Luta Antirracista, ministrada pela Professora Dra. Eliane Silvia Costa da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Compondo a mesa de abertura: a conselheira-presidente do CRP-12, Yara Maria Moreira de Faria Hornke (CRP-12/08685) e a conselheira Renata Cristiane Araújo de Lima Pierre Louis (CRP-12/14482), presidenta da Comissão Psicologia e Relações Raciais e representantes da instituição: Professora do Departamento de Psicologia, Lia Vainer Schcman, ministra a disciplina obrigatória Psicologia e Relações Étnico-raciais;  Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas Alex Degan; Chefe de Departamento Carolina Baptista Menezes; Coordenação da Graduação Magda Zurba e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Ana Maria Mandelli de Marsilac.  Yara agradeceu a parceria entre as instituições e fortaleceu a importância do CRP-12 manter essa proximidade entre academia e categoria profissional, citando também a importância das contribuições Conselho na construção de uma sociedade mais igualitária e atuante no enfrentamento ao racismo.  Renata apontou a importância  do debate na formação acadêmica visando as futuras práticas profissionais e destacou a marcante presença de estudantes negras/os no auditório, a importância da representatividade negra e indigena nas novas gerações de psicólogas(os). 

Na sequência a palestrante Eliane diante de cerca de cem estudantes dialogou acerca de suas experiências durante sua formação acadêmica, relembrando a ausência de debates sobre racismo. “Na universidade aprendi muito sobre a vida psíquica e social da sociedade capitalista. Tive professores decisivos para minha compreensão das desigualdades de classe, mas praticamente nada aprendi sobre o racismo".

Posteriormente, Eliane compartilhou seu conhecimento a respeito das duas publicações das quais participou da organização na ocasião, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CNDH/CFP), do XVIII Plenário.  As publicações intituladas: “Psicologia Brasileira na Luta Antirracista” Volume 1 e Volume  fazem parte da Campanha das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia entitulada "Racismo é coisa da minha cabeça  ou da sua?". O primeiro volume é constituído por 16 textos, entre introdução, entrevista, artigos acadêmicos e ensaios. O volume 2 consiste na publicação dos textos premiados na primeira edição do “Prêmio Profissional Virgínia Bicudo”, concluída em maio de 2022.  A distribuição  das publicações é  gratuita e estão disponíveis no formato digital.  Acesse as publicações:

Psicologia Brasileira na Luta Antirracista - Volume 1

Psicologia Brasileira na Luta Antirracista - Volume 2

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário