Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Caderno de Orientação: Interface entre a Psicologia e a Violência de Gênero


Caderno de Orientação: Interface entre a Psicologia e a Violência de Gênero
2021-05-13

Diante do contexto de pandemia pelo SARS-CoV-2, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – CRP 12 manteve-se preocupado com a sociedade e fundamentalmente com as(os) psicólogas(os) que atuam em espaços públicos e privados, sobre os conceitos do isolamento social e os serviços home office. A partir de março de 2020, sobre a problemática do SARS-CoV- 2, com isso também ao aumento exacerbado de violências domésticas, de gênero e em especial a violência contra mulher. 

Com a atuação home office sendo adaptada às práticas da(o) psicóloga(o) para o atendimento por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sucedeu o desenvolvimento da resolução CFP nº 04/2020 (atualizando a Resolução CFP nº 11/2018), sendo essa uma articulação do Conselho Federal de Psicologia - CFP para conduzir o exercício profissional da psicologia de forma ética e dar amplitude de trabalho necessária ao momento. Levando em conta questões que necessitavam de suporte pontual sobre conceitos de exercer a profissão, a Comissão Psicologia e Mulher - CPM foi constituída a partir do objetivo de proporcionar reflexão e diálogo para psicólogas e psicólogos, com as articulações de ações e de diálogos interdisciplinares aos temas específicos atinentes à Psicologia como Ciência e Profissão a fim de dar visibilidade ao cenário de lutas por direitos das mulheres nos contextos de subjetivação, considerando aspectos  ao machismo estrutural, raça, classe, sexualidade, feminilidade, maternagem, violências e outros. Já a Comissão de Direitos Humanos - CDH desenvolve seus trabalhos sobre questões de gênero e sexualidade com ações voltadas ao combate de violações de direito em geral, bem como da LGBTfobia, sexismo, feminicídio, direitos reprodutivos e violências de gênero. 

Com desenvolvimento pela CDH, CPM, psicólogas(os) convidadas(os) e Psicóloga Técnica do CRP-12 fomentou-se a elaboração do Caderno de Orientação: Interface entre a Psicologia e a Violência de Gênero, promovendo a conjunção integrativa dos aspectos legais, teóricos, técnicos e éticos sobre a prática da(o) psicóloga(o), dando amplitude de orientação através da Resolução CFP n° 08/2020. 

Dentre as ações mais relevantes destas comissões está a organização do evento on-line que teve como objetivo ampliação do diálogo entre profissionais da Psicologia, com a proposta de apresentar a  Resolução CFP nº 08/2020 e fomentar a discussão sobre os aspectos relativos às violências de gênero no dia 05 e novembro de 2020.  O evento "A atuação prática profissional da psicologia com as violências de gênero"; - disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=-LJxeG2nFGc - contou com a colaboração da Psicóloga Me. Soraia Aparecida de Araújo (CRP-12/07968), Dr. Ângelo Brandelli Costa (CRP-07/18867), Me. Psicólogo Gustavo do Rego Barros Brivio (CRP-12/14325) e da Psicóloga Assistente-técnica Pâmela Lunardelli Trindade (CRP - 12/15712).

O conteúdo deste caderno de orientação temático está alicerçado a diálogos ampliados e diretrizes para exercer a função de psicóloga(o) diante de aspectos que envolvem a
interdisciplinaridade do serviço privado e público. O objetivo é que esse material consiga produzir e inspirar as práticas da Psicologia em suas múltiplas áreas de atuação profissional de forma a estar alinhado ao Código de Ética da(o) Psicóloga(o) e demais legislações. 

Essa autarquia recomenda que as(os) psicólogas(os) mantenham-se alinhadas especialmente às resoluções CFP nº 11/2018, 04/2020 e 08/2020 enquanto durar o período de pandemia. 

CLIQUE AQUI para acessar o “Caderno de Orientação: Interface entre a Psicologia e a Violência de Gênero”


Voltar

Faça seu comentário