Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Capacitação on-line debateu a implementação da Lei 13.935/2019 em Santa Catarina


Capacitação on-line debateu a implementação da Lei 13.935/2019 em Santa Catarina
2021-07-09

A oficina on-line “Capacitação: serviço social na educação básica” aconteceu no dia 1º de julho na página do Youtube do Conselho Regional de Serviço Social-12ª Região (CRESS-SC).

O encontro reuniu assistentes sociais, psicólogas (os) e estudantes e debateu os elementos para a implementação da Lei 13.935/2019, do qual o Grupo de Trabalho Psicologia e Serviço Social em Santa Catarina está trabalhando nas possibilidades de mobilização e de construção de estratégias das categorias profissionais para a implementação da Lei nos municípios catarinenses.

O resultado do trabalho é o Guia Prático para Implementação da Lei 13.935/2019, cujo objetivo é subsidiar a regulamentação desta lei nas cidades catarinenses e auxiliar gestores nos exercícios de suas atribuições, com política pública eficiente e, com isso, garantir que a política de educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento dos projetos das profissões de serviço social e da psicologia.

A educação é um direito social, de seguridade social, garantido pela constituição federal.  “Nossa luta é acesso à educação pública, presencial, laica e gratuita. Os profissionais do serviço social e psicologia trabalham com autonomia profissional, competência crítica e propositiva para emancipação humana”, explica Elisônia Renk, conselheira do CRESS/SC e coordenadora do grupo.

O material é resultado de intensas interlocuções com diversos atores sociais, também preocupados com a qualidade da educação no estado. Segundo Sintia Bonatti Reif, presidente do CRP-12, educação é importante na formação, não só em relação à aprendizagem básica, mas como indivíduo social, que entende o processo e a importância das funções cognitivas, sociais e afetivas. A atuação da(o) profissional de Psicologia no campo da educação deve considerar os contextos sociais, escolares, educacionais e o projeto político-pedagógico das unidades educacionais atendidas. Ainda, essa atuação deve se articular, principalmente com as áreas da saúde, da assistência social, da justiça e com os direitos humanos.

O Guia é apresentado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SC), o Sindicato de Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC), a Associação de Ensino em Psicologia (ABEP/SC), a Associação de Ensino de Serviço Social (ABEPSS Região Sul ) e Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

O evento está disponível, na íntegra, no canal do CRESS-SC:

https://www.youtube.com/watch?v=4U-dB4QVY-c


Voltar

Faça seu comentário