Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Comunicado: vacinas da Covid-19 para psicólogas(os) de Santa Catarina


Comunicado: vacinas da Covid-19 para psicólogas(os) de Santa Catarina
2021-03-04

Diante das incertezas atuais - com relação à pandemia de Covid-19 e também ao calendário de vacinação - o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - CRP-12 informa que está acompanhando a situação e reitera a informação de que as(os) psicólogas(os) estão no grupo de profissionais da saúde que serão vacinadas(os) na primeira fase da campanha.

Segundo Sintia Reif, presidente do CRP-12, “desde o início desta pandemia pelo Coronavírus, muitas informações e ações se apresentaram de forma desencontrada, sendo assim, dando autonomia a estados e municípios agirem conforme suas realidades. Profissionais da saúde da linha de frente, com atendimento direto à população e sendo expostos ao COVID-19 diariamente, incluindo os profissionais de Psicologia, que atuam de forma incansável para combater e minimizar impactos sociais e emocionais decorrentes deste vírus e desta fragilidade quanto à obtenção de informações assertivas.

A atuação destes profissionais é de suma importância, porém, estes são passíveis em manifestar sintomas de esgotamento físico e emocional, devido à alta demanda de trabalho, complexidade e prolongamento desta realidade.

Portanto, a vacina não é só uma expectativa, (visto que é uma estratégia importante no combate à doença), ela é a única possibilidade de redução destes riscos através da diminuição significativa do contágio. O que leva os profissionais da linha de frente a buscarem com persistência sua imunização e executarem suas funções com um pouco mais de tranquilidade. Compreensível e necessário!”.

Mas, mantendo o padrão de ações apresentadas desde o início por nossos governantes, ainda não temos a quantidade necessária para completar a campanha de vacinação, sequer em sua primeira fase, o que obriga cada município elaborar seus decretos de prioridade e estratégias de ações de acordo com as possibilidades apresentadas. Não estamos diante do que os Conselhos profissionais possam fazer e sim, o que pode ser feito a partir do que cada município possui. Além disto, cada região de Santa Catarina está seguindo determinadas regras, estabelecidas em Decretos Municipais.

Deste modo, solicitamos que a categoria entre em contato com as Secretarias de Saúde de seus municípios para mais informações acerca da previsão da vacinação.

Reforçamos a todas(os) a importância de continuarmos seguindo os protocolos de biossegurança e tomando os cuidados necessários para evitar o contágio.

 

Acesse aqui o Plano estadual de vacinação contra a Covid-19 – fevereiro 2021: http://www.dive.sc.gov.br/notas-tecnicas/docs/Plano%20Estadual%20de%20Vacina%C3%A7%C3%A3o_16.02.pdf

Fonte da imagem: BBC News


Voltar

Faça seu comentário