Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Confira quem vem para o III Seminário de Psicologia e Pessoas com Deficiência


Confira quem vem para o III Seminário de Psicologia e Pessoas com Deficiência
2023-09-27

O III Seminário de Psicologia e Pessoas com Deficiência, será realizado neste dia 29 de setembro, das 8:30 às 18:30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e tem como objetivo qualificar estudantes e profissionais da Psicologia para a atuação profissional com pessoas com deficiência, baseada em estudos recentes sobre a temática. Ao todo serão três mesas que debaterão temas como eficiência e saúde, avaliação da deficiência na perspectiva dos direitos humanos, deficiência e esporte, deficiência e educação, deficiência e assistência social, deficiência, violências e vulnerabilidade, deficiência, direitos humanos e políticas sociais, deficiência e relações familiares, deficiência, mídias e tecnologias, ativismo defiça (disability activism) e deficiência e interseccionalidades (questões de gênero, raça, etnia, geração, sexualidade, classe social, religião), entre outras temáticas.

Mesa 1

Na primeira Mesa do dia será sobre “Assistência social, educação e saúde: a atuação e os desafios da psicóloga nesses campos”, com a mediação de Sandra Aparecida de Bem Stefanes e a participação das seguintes convidadas:

Ana Carolina Friggi Ivanovich: psicóloga, graduada pela Furb e mestre em Psicologia pela UFSC. Tem experiência no atendimento de pessoas com deficiência no SUS e atuando na política de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na escola. É professora substituta no departamento de Psicologia da Furb e fundadora da Associação Comunitária de Saúde Mental de Blumenau.

Daniela Cardoso de Oliveira: psicóloga graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista em Saúde Mental Infanto-Juvenil (CENSUPEG/CENAT), atua como psicóloga clínica em atendimento particular e como psicóloga educacional na Gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (GeEsp/SME).

Joseane de Oliveira Luz: psicóloga e especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade do Planalto Catarinense, onde é docente. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. É Conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP-12) e pesquisadora participante do grupo de pesquisas sobre deficiência do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Tem experiência como psicóloga Clínica, Educacional e Social.

Mesa 2

A segunda mesa do III Seminário de Psicologia e Pessoas com Deficiência, apresenta o tema: “Perspectivas teórico-metodológicas no campo de estudos da deficiência”, tendo como mediadora: Daniela Cardoso de Oliveira e as seguintes convidadas:

Anahí Guedes de Mello: antropóloga, doutora em Antropologia Social pela UFSC. É pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, membra do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (CODEA-ABA) e do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Marcia Oliveira Moraes: psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC/SP, professora Titular do Departamento de Psicologia da UFF de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Coordena o Laboratório PesquisarCOM: Pesquisas e Intervenções em Psicologia (UFF). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão no campo dos estudos da deficiência, em especial com pessoas com deficiência visual, sob e perspectiva feminista. É pesquisadora-cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e autora de diversas publicações no campo dos estudos da deficiência.

Marivete Gesser: psicóloga, mestra em Psicologia Social pela PUC-SP e doutora em Psicologia pela UFSC. É professora do Departamento de Psicologia da UFSC e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma universidade. Coordena o Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Estuda a interface dos estudos da deficiência de matriz feminista com a psicologia, as políticas públicas e a educação inclusiva. É também pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq.

Mesa 3

A última mesa do III Seminário de Psicologia e Pessoas com Deficiência, tem como tema: “Uma reflexão crítica sobre a avaliação da deficiência”, e reúne as convidadas:

Karla Garcia Luiz: psicóloga, graduada pela Unisantos e mestra e doutora em Psicologia Social pela UFSC. É membro do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC) e participante do Grupo de Trabalho Interministerial da Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. É servidora pública federal no cargo de psicóloga do IFSC, em São José.Também é conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue - Redes de Inclusão, colaboradora da Comissão Psicologia e Pessoas com Deficiência do CRP-12 e integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Florianópolis.

Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela: médica pela UFMG. Fez residência em Saúde e Trabalho no Hospital das Clínicas da mesma universidade, onde também possui mestrado em Saúde Coletiva/Saúde e Trabalho. É integrante do Grupo Interministerial para criação do Sistema de Avaliação e Valoração das Deficiências e do Grupo de elaboração do Índice de Funcionalidade Brasileiro IF-Br e do Grupo técnico de Validação do IF-BrM. Atualmente é Auditora Fiscal do Trabalho no Ministério da Economia, trabalha nos grupos de fiscalização da Inclusão de Pessoas com Deficiência/Reabilitadas e de Saúde e Segurança no Trabalho.

Wederson Rufino dos Santos: assistente Social do INSS, mestre em Política Social e doutor em Sociologia pela UNB. É professor universitário dos cursos de Psicologia e Serviço Social, pesquisador dos temas deficiência, saúde mental, políticas sociais e direitos humanos, coordena projetos de pesquisa sobre deficiência e políticas sociais.

Descrição da imagem: card de fundo branco e degradê em tons pastéis de rosa, laranja e amarelo. Na parte superior, centralizado, em letras maiúsculas, está escrito: “Confira a programação do III e Pessoas com Deficiência”. Abaixo, também centralizado, iniciando na esquerda, consta: “Gravado, sem transmissão. 29 de setembro no TCE/SC” e o logotipo do CRP-SC. Na parte inferior da imagem, há 10 pessoas com diferentes características corporais (tons de pele, algumas com diferentes tipos de deficiência) e cada uma delas segura uma bandeira com temas de pautas de direitos: nada sobre nós sem nós; mais acessibilidade, bandeira LGBTQIAPN+; ninguém deve ficar para trás; símbolo das pessoas com Síndrome de Down; Vidas negras com deficiência importam; símbolo girassol; mais inclusão; direitos humanos e justiça social; símbolo do Transtorno do Espectro Autista. Fim da descrição.


Voltar

Faça seu comentário