Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Corep elege propostas e delegadas(os) para o Congresso Nacional de Psicologia


Corep elege propostas e delegadas(os) para o Congresso Nacional de Psicologia
2022-04-01

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu, nos dias 26 e 27 de março, o 11º Congresso Regional de Psicologia de Santa Catarina - Corep/SC. O evento, realizado no Hotel Castelmar, em Florianópolis, definiu as propostas e as(os) delegadas(os) que vão representar o regional no 11º Congresso Nacional de Psicologia, marcado para ocorrer entre os dias 2 e 5 de junho deste ano, em Brasília (DF).

Para recepcionar as(os) mais de 30 delegadas(os) que vieram de diversas  regiões do estado, a abertura das atividades coube à Presidente do CRP-12, Adriana Braatz Zluhan. 

Em sua fala, ela destacou o fato do encontro ser presencial, ao contrário dos Pré-Congressos (Pré-Coreps) no ano passado, realizados on-line nos dias 26 de outubro, 17 de novembro e 2 de dezembro. "Embora ainda não estejamos totalmente livres dos impactos da pandemia, acredito que estarmos aqui hoje não deixa de ser um avanço para o debate e fortalecimento das propostas que iremos propor à gestão do CRP-12 e do CFP pelos próximos três anos", disse.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega; da presidente do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina e da Federação Nacional dos Psicólogos, Vânia Maria Machado; e da conselheira membro da Comorg Regional, Mariana Macedo Nora.

Ana Sandra aproveitou a oportunidade para enfatizar às(aos) delegadas(os) presentes acerca da responsabilidade de contribuir para a valorização da profissão, e também para o fortalecimento da atuação do órgão federal na defesa de direitos e da democracia. "Vivemos tempos de grandes desafios para todos e precisamos lutar para valorizar ainda mais nossa profissão, sem deixar nosso papel social. Saibam que estarmos aqui neste evento é fazermos parte da história da psicologia brasileira" - ressaltou a presidente, em alusão aos 60 anos de regulamentação da profissão, que será celebrado em agosto deste ano.

Vânia Machado, como representante do Sinpsi e da Fenapsi, teve um momento de fala na mesa de abertura. 

Na sequência, a convidada especial do evento, a doutora e professora da Universidade de São Paulo - USP, Maria Prioli Cordeiro (CRP-06107637), foi chamada à frente para ministrar a conferência com o tema "O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais". Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, a pesquisadora em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) trouxe um panorama da realidade brasileira após dois anos de pandemia. 

Com foco na atuação da(o) psicóloga(o) diante do aumento da fome e das desigualdades no país, ela provocou os colegas a pensarem o papel no novo cenário. "Precisamos traçar estratégias para encontrar meios de cumprir o papel social inerente da profissão sem que para isso tenhamos que fazer caridade", disse.

O Corep

Após a abertura, a conselheira Mariana Macedo Nora, integrante da Comissão Organizadora Regional de Santa Catarina - Comorg/SC, procedeu com a aprovação do regimento do Corep, lido em sua totalidade para todos os presentes. Em seguida, as(os) delegadas(os) puderam se candidatar para compor a mesa diretora nos seguintes cargos: presidência (uma vaga), secretária (duas vagas) e relatoria (duas vagas).

Para a presidência da mesa foi eleito por unanimidade Maurício Nazaro, psicólogo e pessoa com deficiência visual. Como secretárias, foram escolhidas Janaina Henrique e Cristiani dos Santos. Geise Presa e Sarah Gisele Martins Klokner foram eleitas relatoras.

Durante a tarde, os grupos de trabalho puderam avaliar as propostas selecionadas nos Pré-Coreps, de acordo com três eixos: "Organização democrática e participativa do Sistema Conselhos no enfrentamento da pandemia"; "Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via políticas públicas" e "O fazer ético e científico da psicologia no trabalho em saúde mental".

Mais de 60 propostas foram levadas para apreciação da plenária no domingo, para que cada item pudesse ser avaliado. Pelo regimento, as propostas podiam tanto ser voltadas para uma atuação federal, no âmbito do Conselho Federal de Psicologia, quanto Regional, visando à próxima gestão do CRP-12.

Na plenária, as propostas apresentadas pela mesa diretora podiam receber argumentação contra e a favor antes da votação. Houve bastante debate e todas(os) as(os) delegadas(os) puderam se posicionar expondo seus argumentos ao grupo. Como resultado do trabalho, foram escolhidas 30 propostas que serão encaminhadas para votação na etapa nacional. De âmbito regional, a plenária aprovou 29 propostas; e de abrangência nacional e regional foram definidas 15 propostas. 

De modo a facilitar os trabalhos, as propostas foram sistematizadas por palavras-chaves. Seguem as propostas que foram aprovadas para a etapa nacional em quantitativo e divididas por tema: Direitos Humanos (7); Valorização profissional (7); Psicologia do trânsito (5); Finanças (4); Gestão (4); Orientação (3); Avaliação Psicológica (2); Controle social (2); Exercício profissional (2); Formação (2); Pandemia (2); Psicologia escolar/educacional (2); Saúde do trabalhador (2); Saúde mental (2); Atendimento on-line (1); Atuação profissional (1); COE e COF (1); Comunicação com o Estado (1); CREPOP (1); Fiscalização (1); Pessoas com deficiência (1); Piso salarial (1); Psicologia jurídica (1); Referências técnicas (1); RElações interinstitucionais (1); SUAS (1) e SUS (1).      

Ao final, foram apresentadas quatro moções, as quais serão inseridas no Caderno Regional de propostas do CRP-12. As(os) delegadas(os) podem se organizar para apresentar novamente as moções em âmbito nacional. 

Após a apresentação, as(os) delegadas(os) votaram para definir as(os) representantes do CRP-12 no 11º Congresso Nacional de Psicologia. Entre os 18 eleitos, seis foram escolhidos para cobrir o espaço de reserva mínima de vagas estabelecida para as ações afirmativas contidas no art. 44 do Regulamento do 11º CNP - para psicólogas(os) negras(os), indígenas, travestis, transexuais e pessoas com deficiência. 

O 11º Corep/SC marcou o encerramento de um amplo processo de participação democrática que teve início em agosto de 2021 quando foi realizado o primeiro evento preparatório. Desde lá, todas(os) as(os) psicólogas(os) foram convidadas a participar de eventos organizados pelo CRP-12 para sugerir as diretrizes para a profissão, as quais serão referência para a gestão do CRP-12 e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no próximo triênio. 

Por fim, o CRP-12 agradece a participação de todas(os) as(os) psicólogas(os) que fizeram suas contribuições e reafirma o compromisso de seguir trabalhando para que a presença da categoria seja cada vez mais forte junto às ações que o conselho desenvolve.

Confira abaixo a lista de delegadas(os) eleitas(os).

Delegadas(os) titulares eleitas(os) nas ações afirmativas para psicólogas(os) negras(os):
- Cleidi Mara dos Santos
- Ematuir Teles de Sousa
- Jairo César Lunardi
- Yara Maria Moreira de Faria Hornke

Delegadas(os) titulares eleitas(os) nas ações afirmativas para psicólogas(os) indígenas, travestis, transexuais e pessoas com deficiência:

- Karen Regina Niebuhr
- Maurício Nazaro

Delegadas(os) titulares eleitas(os) - ampla concorrência:

- Ana Cristina Vieira Cardoso de Vargas
- Cristiane dos Santos
- Geise Presa
- Janaína Henrique
- Leandro Araújo Freitas
- Maria Antonieta Brito Beck
- Norberto Puel
- Pedro Augusto Crocce Carlotto
- Sabrina Guidi Valverde
- Sandra Regina de Barros de Souza
- Sarah Gisele Martins Klokner
- Synara Sepúlveda Sales

Delegadas(os) suplentes (conforme a ordem abaixo):

- Adriana Padilha Rosa
- Simone Ciotta
- Júnior Cesar Goulart
- Laís Paganelli Chaud
- Fernanda Denise Satler
- Nanci Cecília de Oliveira Veras
- Paula Helena Lopes
- Simone Carvalho das Neves
- Josiane Terezinha de Ávila Rodrigues
- Rafael Frasson

Delegadas(os) estudantes:
- Carolina Luisa Floriano
- Henrique Flor Costa

Delegado estudante suplente:
- Carlos Roberto Schimidt Júnior

Para finalizar, foi realizada a pré-inscrição de três chapas que irão concorrer à próxima gestão do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. 

Confira as fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1ta4sjMd-_eOceIMNxItPsWdqx2alH2LV?usp=sharing

Acesse AQUI as propostas aprovadas no 11º Corep/SC


Voltar

Faça seu comentário