Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Criado Núcleo da ANPSINEP Santa Catarina


Criado Núcleo da ANPSINEP Santa Catarina
2016-08-03

Foi lançado na última quinta-feira (30/6) na sede do CRP-12 o Núcleo Estadual da Articulação Nacional de Psicólogas (os) negras (os) e Pesquisadoras (es) – ANPSINEP. No evento foi formado um grupo de profissionais para definir o funcionamento do Núcleo, os critérios para Coordenação Estadual e identificar as parcerias possíveis.

O objetivo do ANPSINEP é implementar ações de enfrentamento ao racismo a partir da organização e articulação de psicólogas (os) comprometidas (os) com o tema da psicologia e relações raciais. “ Será muito importante firmar parcerias com as instituições do campo da Psicologia, assim como as organizações do Movimento Negro e de Mulheres Negras, Universidades e Conselhos Comunitários, para fortalecer as ações de combate ao racismo”, destacou a conselheira e presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-12, Yara Hornk, que participou do evento de lançamento.

Para atingir esse propósito, o Núcleo vai mapear e mobilizar as (os) psicólogas (os) negras (os) e pesquisadoras (os) das relações étnico-raciais, para junto com o ANPSINEP/SC, executar as propostas levantadas no I e II Encontro Nacional, bem como propor atividades e ações condizentes com a realidade de cada região do Estado. 

O próximo encontro para unir a categoria e discutir as ações será no dia 27 de julho, na sede do CRP-12, em Florianópolis.

Fazem parte do Núcleo Estadual da ANPSINEP a conselheira e presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-12, Yara Hornk; a psicóloga e colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-12, Lia Vainer Schucman; as psicólogas Mathizy Pinheiro, Bruna Pereira, Renata Lima, Bianca Suleiman, Débora Guimarães, Iclicia Viana, Tatiana Rozenfeld; Fátima Regina da Silva e o psicólogo Carlos Vinicius Melo.

Saiba mais: A ANPSINEP teve início em 2010 a partir do I Encontro Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) sobre Relações Raciais e Subjetividades, realizado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.  A Organização nasceu da necessidade e dos anseios compartilhados pelas (os) profissionais em fazer a temática das relações étnico-raciais ser trabalhada e priorizada dentro da Psicologia. As inquietações, e problematizações produzidas no I Encontro, promoveram em 2014 uma análise da organização nacional e suas ações, tendo no VI Congresso Brasileiro de Psicologia um espaço legítimo da categoria para consolidar a Articulação de psicólogas (os). 

Além de Santa Catarina, a ANPSINEP está presente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Pará.  Em breve, serão lançados no Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Missão

Articular a produção de conhecimento e a ação política, no campo da psicologia, sobre o impacto do racismo na construção das subjetividades e nas relações raciais.

Objetivos

* Sensibilização da categoria sobre os impactos do racismo na construção da subjetividade e nas relações interpessoais;

* Introdução da temática das relações raciais e psicologia nos órgãos afins;

* Introdução da discussão sobre os efeitos do racismo, com foco na psicologia, nos diversos setores da sociedade, como: educação, saúde, trabalho, serviço social, etc;

* Formação, manutenção e coordenação de uma rede de Psicólogas(os)  Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais e Subjetividades.

Conheça o Portal da ANPSINEPanpsinep.cfp.org.br/


Voltar

Faça seu comentário