Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 engajado nas articulações da Luta Antimanicomial


CRP-12 engajado nas articulações da Luta Antimanicomial
2023-05-19

Em mais uma articulação pelo fortalecimento das ações de defesa da Saúde Mental, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - 12ª Região (CRP-12) esteve presente em diversas ações em defesa da Luta Antimanicomial.

Na quarta-feira, dia 17 de maio, o CRP-12 foi até a Faculdade Cesusc em Florianópolis para falar da temática junto com professoras(as) e alunas(os) da instituição, além das(os) representantes da Associação Alegremente. O evento contou com a organização da professora de Psicologia do Cesusc, Paula Helena Lopes, que também é conselheira do CRP-12. 

Na pauta, a importância do alinhamento das políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Único de Saúde (SUS), da garantia de direito das pessoas, a saúde mental das mulheres e como o sofrimento humano é vivido.

Caminhada do Orgulho Louco

Já no dia 18, o Conselho juntamente com demais organizações participaram de uma caminhada em favor da Luta Antimanicomial. A concentração foi no Largo da Alfândega, em Florianópolis, e percorreu diversas ruas do centro com cartazes e depoimentos dos usuários, mobilizando a população sobre o tema. “Nossa luta é pela garantia de todos, à vida e à liberdade. Depois de tantas lutas, seguimos batalhando por políticas públicas, pelo fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pela possibilidade de cada pessoa viver a sua singularidade. Manicômio Nunca Mais”, destaca Nanci.

A data é escolhida por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades que se mobilizam a favor do fechamento de manicômios, da implementação de novas políticas públicas em defesa de um serviço adequado e completo de atenção psicossocial.


 

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário