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Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 participa do I Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogas(os) da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina


CRP-12 participa do I Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogas(os) da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
2022-07-01

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) de SC e o GT Estadual da Implementação da Lei 13.935/19 foram representados no evento I Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos da Rede Estadual de Ensino em Florianópolis, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina, tanto para compor a mesa de abertura, quanto para ter um espaço de fala em momento temático.

A colaboradora Mariana Datria Schulze e a conselheira Síntia Regina Bonatti Reif foram as representantes da autarquia.

O convite foi feito ao CRP, por serem consideradas as competências da autarquia em orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de Psicólogo para que as atribuições profissionais sejam pautadas na ética, na técnica e na cientificidade, priorizando a qualidade do exercício profissional. O convite também se estendeu às Psicólogas que compõem o GT Estadual por considerar seu papel na execução dos planos de trabalhos para que se viabilize a efetivação desse processo de implementação.

O evento ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2022  com o objetivo de proporcionar formação para qualificar a atuação profissional de Assistentes Sociais e Psicólogos que atuam no Órgão Central e nas Coordenadorias Regionais de Educação. Podemos dizer que, após tantos anos de luta, estamos caminhando ao encontro dessa conquista, em que a prática encontra a regulamentação, agora resguardada por uma lei Federal e, desde fevereiro deste ano, também estadual.

Foram muitos os caminhos trilhados e são muitos os caminhos a serem percorridos. Somos os profissionais que utilizarão seus conhecimentos e técnicas para diminuir/amenizar as desigualdades na aprendizagem, nos relacionamentos e no desenvolvimento integral desse ser. A Psicologia, em suas perspectivas teóricas, tem sido muito utilizada por educadores e pelas escolas para compreender o desenvolvimento do psiquismo e o indivíduo em sua totalidade. A Psicologia Escolar/Educacional vem buscando, no decorrer dos anos, uma intervenção crítica, analisando os determinantes histórico-sociais-culturais para compreender os problemas que perpassam o ensinar e o aprender.

O GT Estadual da Implementação da Lei 13.935/19 de SC  têm buscado realizar ações para facilitar e fortalecer a implementação da referida Lei em nosso estado, assim como evidenciar as ações das equipes multiprofissionais e as atribuições das(os) profissionais de Serviço Social e da Psicologia Escolar/Educacional neste espaço de atuação.

Dentre elas, citam-se: contribuir com iniciativas em nível municipal, estadual e federal para a inserção do psicólogo na escola; se contrapor a medicalização que tem assolado a escola; desviar nosso olhar da compreensão de que condições materiais promovem o insucesso escolar; mas, principalmente, incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicóloga(o) escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, considerando o processo educacional no seu sentido mais amplo.


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