Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 participa do Seminário "Povos Indígenas e a Luta Antirracista"


CRP-12 participa do Seminário
2023-10-24

Neste segunda-feira, 23 de outubro, a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina 12ª Região (CRP-12), Yara Hornke, participou do Seminário "Povos Indígenas e a Luta Antirracista: implicações para Psicologia Social Latinoamericana", realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento segue até amanha, dia 24.

 

O objetivo do Seminário é promover o debate e reflexão sobre a questão indígena e a luta antirracista, a partir da Psicologia Social Latinoamericana, contribuindo para a visibilidade dos movimentos indígenas na luta pelo território. Durante os dois dias de seminário, além dos debates sobre a implicação ético-política da Psicologia na questão indígena, serão realizadas apresentações musicais, exposições fotográficas e “cine-debates” acerca do tema. “Este evento é uma forma de fazer provocações sobre a imediata necessidade de enfrentamento contra às violências aos povos indígenas”, conclui, Yara.

 

A programação contou com falas de Casé Angatu, indígena do povo Tupinambá Xucuru e Professor Drº da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal da Bahia (UEBA), Nitá Tuxá, indígena do povo Tuxá, psicóloga, conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e membra da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI), Geni Nuñez, indígena do povo Guarani, psicóloga, membra do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI).

 

A programação completa está aqui: https://www.instagram.com/p/CyVtPQNrjY4/?img_index=1

 

O evento está sendo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com os estudantes indígenas de Psicologia que pertencem aos povos Baré, Xokleng e Guarani e compõem o movimento estudantil indígena Ocupação MALOCA (@indigenasdamalocaufsc). O Seminário contou com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e CRP-12.






 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário