No último domingo, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina 12ª Região (CRP-12) marcou presença na Parada LGBTI+ de Florianópolis. O evento foi realizado na Beira-Mar Continental e estima-se que cerca de 100 mil pessoas estiveram presentes, um número maior do que o planejado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Este ano, a Parada teve como tema “Políticas Públicas por Inteiro e Não pela Metade” e também contou com a primeira Marcha Trans de Floripa.
O CRP-12 montou uma tenda no espaço e, ao longo do dia, a Comissão de Gênero e Sexualidade do Conselho Regional distribuiu bottons e materiais para reafirmar o compromisso da Psicologia com a defesa da população LGBTI+.
A psicóloga Jota Vilas Boas, a estudante de Psicologia Oliê Cárdenas e a colaboradora do CRP-12, Ju de Oliveira, todas membras da Comissão, subiram ao trio para discursar sobre o papel da Comissão e como as profissionais devem atuar frente às violências causadas pelo preconceito e discriminação e destacar o compromisso ético e politico que tanto o CRP-12, como o Conselho Federal de Psicologia tem com a temática.
Resoluções
Desde janeiro de 1999, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) formalizou por meio da Resolução nº 01/1999 que “para a Psicologia a sexualidade faz parte da identidade de cada sujeito e, por isso, práticas homossexuais não constituem doença, distúrbio ou perversão.”
Com isso, os Conselho Federal e as Regionais promovem diversas ações nas áreas de comunicação e jurídicas relacionadas à defesa dos direitos LGBTI+ além da conscientização, especialmente com os profissionais de saúde, de que as homossexualidades e as expressões trans não podem ser tratadas como patologias.
Em 2018 e em 2022, o CFP incluiu as Resoluções nº 01/2018 e 08/2022 que tratam especificamente de medidas e normas para atuação em respeito às pessoas trans, bissexuais e não-monossexuais respectivamente.
Além disso, No marco do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulga à categoria e à sociedade as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+.
Acesse as resoluções por meio dos links: 01/1999, 01/2018 e 08/2022
*com informações do portal de notícias Floripa LGBT: https://floripa.lgbt/