Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP-12 promoveu Reunião Ampliada sobre as problemáticas sociais da escravização


CRP-12 promoveu Reunião Ampliada sobre as problemáticas sociais da escravização
2023-05-17

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), por meio da Comissão Psicologia e Assistência Social, promoveu a Reunião Ampliada: "Justiça Social e as problemáticas sociais que surgiram com a escravização”. O evento foi realizado de forma virtual na manhã do dia 13 maio, data que marca a abolição da escravatura.

O objetivo foi propiciar um espaço de diálogo entre a Comissão e a categoria sobre o tema, “Neste espaço, discutimos sobre a importância de não pensar como um data comemorativa e sim como um dia nacional de luta contra o racismo, pois a população negra continuou excluída socialmente. A abolição ocorreu mas faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção digna na sociedade”, destaca Joseane Nazário, conselheira do CRP-12 e presidente da Comissão Psicologia e Assistência Social,

Também foi debatido as dificuldades das(dos) trabalhadoras(res) do SUAS em lidar com a discriminação dos usuários, o assistencialismo e precarização do trabalho em todas as esferas da política da Assistência Social. “Foi muito positiva a troca de experiências e conhecimento", afirma.

O papel da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A psicologia, no âmbito de atuação no SUAS, tem como objetivo identificar, compreender e intervir sobre os aspectos subjetivos da desigualdade social. Entender fatores históricos, políticos e econômicos que perpassam a constituição da desigualdade social brasileira e que possibilitam discussões e orientações de práticas alinhadas ao compromisso social da Psicologia, no sentido da promoção de justiça social e trazer práticas, criticamente, engajadas com a transformação social.

 

Voltar

Faça seu comentário