Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CRP12 presente no ULAPSI


CRP12 presente no ULAPSI
2023-04-17

O Conselho Regional de Psicologia (CRP12) marcou presença, em Montevideo, no Uruguai, entre os dias 13 a 15 de abril da IX edição do Congresso da União Latino-Americana de Entidades Psicológicas (ULAPSI), voltado para estudantes, pesquisadoras(es) e psicólogas(os) da América Latina e Caribe.

O IX Congresso ULAPSI promoveu 54 mesas de debate, 40 mesas de trabalho e 11 salas simultâneas de discussão em cinco eixos temáticos. O Congresso se encerra com um importante anúncio: o Brasil sediará a próxima edição do evento, em 2025.

O tema deste ano foi "Caminhos da Psicologia na América Latina”, com o objetivo de promover um espaço para o estabelecimento de novas ideias e novos caminhos, fortalecendo a Psicologia latino-americana como ciência e profissão, contribuindo para o desenvolvimento da prática ‘psi’ e para a reflexão de questões atuais.  O eixo temático do 9° Congresso apresentou um debate sobre os direitos humanos, a articulação da psicologia em sua interdisciplinaridade e seu compromisso com o bem-estar social e a saúde. 

Após um hiato de três anos sem participar, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região voltou a ser filiado à União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) junto com a gestão do XI Plenário (2022-2025). “Este retorno é um momento importante para a psicologia catarinense, pois, esta aproximação representa a integração de atividades científicas, acadêmicas e profissionais com a diversidade da psicologia latino-americana”, destaca a presidenta do CRP12, Yara Hornke. Além de Yara, as conselheiras do CRP12, Bruna Pereira, Paula Helena Lopes e Renata Lima tiveram voz no evento, organizando e participando de diversas mesas redondas.

Participação nas mesas

No evento, o CRP12, por meio da coordenação da conselheira Paula Helena Lopes propôs a mesa “Psicologia e a perspectiva interseccional: diálogos sobre gênero, raça, sexualidade e deficiência no contexto da gestão dos conselhos”, com a apresentação das atuações relacionada às práticas vividas por essa gestão relacionadas à interseccionalidade. 

Paula relatou a experiência da Comissão Mulheres a partir do prisma interseccional. Já Renata Lima partilhou sobre a perspectiva antirracista na gestão. Além das conselheiras, a mesa propôs um diálogo interestadual com Natália Cézar de Brito (PR) e o psicólogo Davi Fernandes (SP), que também propôs uma conexão com essa perspectiva de gestão. 

“Trabalhamos os nossos olhares para a interseccionalidade nas ações que temos feito, com ênfase nas questões da Comissão de Psicologia e Relações Raciais e da Comissão Mulheres do CRP12, além de outras questões relevantes como deficiência, identidade de gênero, orientação sexual, autismo e comunicação dialógica, entre outras. Foi uma troca super relevante, voltamos com muita mais bagagem para seguir atuando na perspectiva interseccional”, afirma Paula.

Ela também participou da mesa “O papel da Psicologia na construção do capacitismo”, com as apresentações “Deficiência como condição interseccional na atuação em Psicologia”. Também participou desta mesa a presidenta do CRP, com a temática “Violência Policial e Infâncias Negras".

Além disso, a mesa Identidades LGBTAQIA+ no contexto da Educação - Interseccionalidade, Experiências Inviabilizadas contou com a participação da conselheira  Renata Lima e a conselheira Bruna Pereira apresentou o tema “Relações psicoterapêuticas em atenção às demandas da população negra” na mesa “O Discurso Racial sobre o Negro na Psicologia e as microagressões raciais nas práticas terapêuticas.

Histórico

A ULAPSI é um espaço de orga­ni­za­ção da Psi­colo­gia na América Latina. Foi cri­ada em 23 de novem­bro de 2002 na Cidade de Puebla, no Méx­ico, que reúne várias enti­dades de psi­colo­gia da América Latina. A instituição é responsável pela promoção de congressos e seminários destinados ao intercâmbio e à discussão de ideias voltadas à construção e desenvolvimento da área da Psicologia na América Latina. Promove também a amplitude de ideias, diversidades e riqueza de conhecimento de povos vizinhos, irmanados na produção de uma psicologia social e acolhedora.

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário