Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
2023-03-21

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21/03 como o dia que marca a luta contra todo tipo de discriminação racial no mundo. A data se evidencia como reação ao massacre de Shaperville ocorrido durante o regime do apartheidem Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.  

É importante relembrarmos as psicólogas(os) e a sociedade que existem responsabilidades éticas que estão previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo, bem como em produções que orientam a prática da profissão no Brasil. Entre elas, a Resolução CFP n. 018/2002, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial, a Referência Técnica do CREPOP - Relaçõe Raciais e em especial a recente publicação “Psicologia Brasileira na Luta Antirracista", Volume I e Volume II”, organizadas pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. 

O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), diante da realidade histórica de desigualdades impostas pelo racismo, se mantém engajado com o compromisso ético-político da psicologia brasileira com a luta antirracista.  Luta esta alicerçada nos princípios em prol das coletividades e da eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Esta data demarca, ainda, a inadiável responsabilidade social e a indissociabilidade da psicologia, enquanto ciência e profissão, com a promoção e garantia de direitos fundamentais, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.


Voltar

Faça seu comentário