Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres


Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres
2022-11-25

Somente no primeiro semestre de 2022, foram registradas 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres, através da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (Disque 180). Estes são apenas os dados oficiais, sem contabilizar as dezenas de milhares de casos que não são denunciados por medo de represálias.

Hoje, 25 de novembro, é o dia de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e sexual são alguns exemplos desses maus tratos. Infelizmente esta realidade é cercada pela estrutura patriarcal da sociedade, que determina a opressão do sexo masculino sobre o sexo feminino. Este modelo valida uma compreensão de que os corpos das mulheres são controlados e subjugados.

O XI Plenário do CRP-12, através da Comissão Mulheres e Psicologia, entende que o machismo estrutural deve ser desconstruído em sua íntima raiz, por meio dos movimentos de mulheres em diversos âmbitos. A Psicologia é o ponto fundamental para as discussões e políticas que garantam direitos e justiça social para as mulheres.

De acordo com a Resolução CFP n°08/2020, a(o) psicóloga(o) deverá acolher e cooperar com ações protetivas à mulher, seja ela cisgênero, transexual ou travesti, e à pessoa com expressões não binárias de gênero, dentre outras, considerados os aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, quando elas tiverem direitos violados.

Origem da data

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia. A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.


Voltar

Faça seu comentário