Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Dia Pan-americano da Saúde. Viva o SUS!


Dia Pan-americano da Saúde. Viva o SUS!
2022-12-02

No dia Pan-americano da Saúde é importante restabelecer uma conexão da importância histórica desta data. Após o Decreto n° 8.229, em 1941, o continente latino-americano foi envolvido em uma campanha massiva de vacinação, educação e prevenção à saúde. Um dos resultados dessa campanha foi a erradicação da poliomelite naquela época. 

Neste dia, é importante ressaltarmos uma das maiores conquistas sociais consagradas na Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde, que é uma referência mundial sobre a democratização das ações e dos serviços de saúde ampliada.

O XI Plenário do CRP-12 não pode citar o SUS sem referenciar um grande expoente catarinense que atuou em sua defesa: Doutor Marco Aurélio Da Ros, militante desde sua época de estudante de medicina, foi um dos mais importantes apoiadores do SUS, tornando-se referência nacional nos debates em defesa da rede pública de assistência no Brasil.  

Importante relembrar nessa data, que a instiuição do SUS ocorreu por organização social, especialmente a mobilização do “Movimento Sanitarista*”, estimulado na 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986, na qual foram deliberados os parâmetros que foram inscritos na Constituição Federal.

De acordo com Marco Da Ros, em entrevista ao programa APUFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, o Movimento Sanitarista é o grande criador do SUS. “Através do movimento articulamos os estudos para a construção de um sistema único de saúde no qual o povo participasse, que fosse organizado a partir da atenção primária e que tivesse equidade, universalidade e integralidade. Essas foram as nossas bandeiras para o surgimento do SUS. Muitos foram os desafios mas, a persistência e a utopia da época nos mantiveram na luta”, destacou.

 

* O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.


Voltar

Faça seu comentário