Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Encontro da PPC em Itajaí promove atualização e trocas de experiências


Encontro da PPC em Itajaí promove atualização e trocas de experiências
2018-04-19

Primeiro evento do ano foi realizado no dia 6 de março na Univali

No dia 6 de março, na Univali de Itajaí, foi realizada a primeira reunião da Política de Participação e Colaboração de 2018, trazendo proveitoso debate acerca do “Projeto de Lei sobre a terceirização de Psicólogas(os) e Assistentes Sociais no Tribunal de Justiça”. O debate, que contou com três Psicólogas que atuam em políticas públicas, proporcionou importantes reflexões sobre a seriedade do fazer da Psicologia em espaços públicos e sua interlocução com o poder judiciário, e no quanto a terceirização destes profissionais poderá precarizar o trabalho da justiça brasileira.

Para iniciar a discussão, foi realizada uma apresentação histórica, utilizando como base a Psicologia na interface com o direito. O evento discutiu, ainda, a possibilidade de se realizar um bom trabalho nos espaços públicos que enfrentem situações que infrinjam questões dos Direitos Humanos. Foi citada também a necessidade de buscar, junto ao CREPOP, materiais que subsidiem a prática da Psicologia na interface com o poder judiciário.

Para a Psicóloga e articuladora do evento, Mariana Jimenez, debateu-se o quanto participar das rodas de conversa da PPC é importante. “Não olhar para isso como oportunidade de melhoria para nossos fazeres diários, implica inclusive, em possíveis infrações éticas, pois entendemos que refletir em coletivo sobre temáticas que perpassam nossa profissão, traz resultados não apenas para quem está atuando, mas também, para os que buscam nossos serviços em distintos espaços, sendo a roda de conversa, um momentde atualização e trocas de experiências”, destacou.

No encerramento do encontro, avaliou-se a necessidade de trazer para a região do Vale do Itajaí uma oficina de Orientação e Ética e/ou uma Roda de Conversa Itinerante, para ampliar o diálogo com a categoria. Ainda foi citada a necessidade de trazer como temáticas para os próximos encontros questões como: a escuta especializada e a construção de registros documentais.


Voltar

Faça seu comentário