Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Evento alusivo ao Dia da(o) Psicóloga(o) reúne mais de 200 pessoas em Florianópolis


Evento alusivo ao Dia da(o) Psicóloga(o) reúne mais de 200 pessoas em Florianópolis
2017-09-05

No último dia 26 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina promoveu Mostras Regionais de Psicologia em três regiões: Florianópolis, Criciúma e Joinville. Os eventos possibilitaram um encontro potente da psicologia catarinense. Em Florianópolis mais de 200 pessoas estiveram presentes para assistir a conferência de abertura, que debateu sobre a temática “Políticas sobre drogas e atenção psicossocial”. As(os)  conferencistas convidadas(os) para debater sobre o tema foram Denis Roberto da Silva Petuco; doutor em ciências sociais; Daniela Ribeiro Schneider, doutora em psicologia; e Ana Maria Pereira Lopes, também doutora em psicologia.

A Mostra de Florianópolis contou, ainda, com a apresentação de pôsteres, exposição de vídeos e rodas de conversas com temas propostos pelos participantes. O CRP-SC organizou Roda de Conversa sobre "Elaboração de Documentos Psicológicos, revisão da Resolução CFP nº 007/2003”. Nesta Roda foi possível esclarecer dúvidas dos participantes a respeito não apenas da elaboração de documentos, como também sobre as atividades de Orientação e Fiscalização do Conselho. As sugestões advindas desta atividade – que aconteceram também nas Mostras das demais regiões - serão apresentadas na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças  (APAF), em dezembro de 2017.

Na conferência principal, Dênis Petuco fez uma reflexão a respeito da conexão necessária entre o campo da saúde e os direitos humanos: a saúde não pode ser sustentada apenas em evidências científicas, é preciso embasamento no campo dos direitos humanos, em conjunto com as políticas públicas sendo realizadas de forma adequada. Daniela Schneider enfatiza que o desafio é refletirmos sobre a qualificação do “fazer” nas políticas públicas: “precisamos ofertar possibilidades completas, sonhos para estas pessoas”. Para tanto, é necessário que se faça uma política de Álcool e Drogas adequada, que seja capaz de contribuir para uma redução da lógica de internação.

Ana Lopes ressalta que é preciso ensinar e pensar a temática de Álcool e outras drogas já na graduação, ensinando sobre a clínica e também a maneira como funciona a rede de intersetorialidades. É necessário que se trabalhe com os alunos focando em três dimensões: discutir com alunos os efeitos das guerras sobre drogas; pensar a centralidade biomédica, analisando as possibilidades de tratamentos sem abstinência; e pensar que esta lógica não se sustenta sem as duas anteriores. Assim, os nossos desafios principais são: qualificar a clínica, investir em alternativas para garantir o enfrentamento de crises e urgências, e garantir uma formação continuada, focada na reforma psiquiátrica, segundo a conferencista.

Para finalizar, Daniela Schneider destaca que os bons encontros, tal como este de hoje, na Mostra de Psicologia, nos propiciam potência, capacidade de intervir e mudar o mundo. Estes encontros de ideias, amizade e solidariedade precisam ser cultivados.

Jaira Rodrigues, presidenta do CRP-SC, destaca: “Estou muito feliz com o resultado das mostras regionais, seja pela qualidade dos debates e trabalhos apresentados, pela grande participação da categoria e instituições parceiras, pela cultura já instituída de diálogo com a sociedade catarinense com eventos alusivos ao dia da psicóloga /psicólogo em todo mês de agosto. Espero que este movimento se repita no III Congresso Ciência e Profissão a ser realizado em maio de 2018, considerando a importância da psicologia somar esforços em defesa das políticas públicas, dos direitos fundamentais e de uma psicóloga com qualidade ética e técnica e com compromisso social”.

Confira o vídeo da Conferência de abertura e debate: "Políticas sobre drogas e atenção psicossocial", com Daniela Schneider, Denis Petuco e Ana Maria Pereira Lopes

Fotos


Voltar

Faça seu comentário