Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Evento on-line abordou saúde do homem com a campanha Novembro Azul


Evento on-line abordou saúde do homem com a campanha Novembro Azul
2020-11-25

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu o evento on-line “Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem”.

Os convidados foram o psicólogo Thiago Mateus Dutra (CRP: 12/13886) e o médico José Eduardo Moritz (CRM 13885). A mediação foi da psicóloga Fabíola Langaro (CRP: 12/07999).

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube na quinta-feira (19/11) e foi organizada pela Comissão Especial de Psicologia da Saúde (CPS). O encontro teve como objetivo conscientizar o público masculino e seus familiares sobre o mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata.

José Eduardo Moritz (CRM: 13885) é médico urologista clínico e cirúrgico formado pela UFSC.

Thiago Mateus Dutra (CRP: 12/13886) é psicólogo especialista em Psicologia Clínica e pós-graduado em psicologia existencialista sartreana. É atuante em Psicologia Médica em protocolos de health and wellness.

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil.

É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. “É possível tratar e perceber de forma precoce”, diz o médico.

O preconceito e o machismo são barreiras no diagnóstico precoce da doença. “Esta doença envolve tabu ligado à virilidade do homem. Homem procura um psicólogo ou médico quando é intermediado por alguém e não por iniciativa própria, como parte de uma rotina de cuidados com a saúde. E isto atrapalha no diagnóstico. Em muitos casos ele é tardio”, explica o psicólogo.

Segundo o médico, os homens devem ficar atentos aos sinais do trato urinário, como dores, acordar para urinar diversas vezes durante à noite, diminuição de libido e problemas de ereção. O histórico famíliar também é importante para rastrear o câncer de próstata e o risco é maior nestes casos.

 Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube. Confira a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=gugXx5KRKLM.


Voltar

Faça seu comentário