Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Evento on-line debateu a Psicologia na carreira de atletas


Evento on-line debateu a Psicologia na carreira de atletas
2020-12-22

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu o evento on-line “Dia do atleta: como a Psicologia pode contribuir para a carreira de atletas”.

As convidadas foram as psicólogas Gabriela Frischknecht (CRP - 12/10025), Francinéli Becker (CRP - 12/12358) e a educadora física Renata Pelisser Nicolao (CREF - 12798 G/SC). A mediadora foi a psicóloga e doutora Andréa Duarte Pesca (CRP - 12/02714), colaboradora do CRP-12.

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube na quinta-feira (17/12) e foi organizada pela Comissão de Psicologia do Esporte, Exercício e Performance (CPEEP).  O objetivo foi apontar e debater as possibilidades de atuação das(os) psicólogas(os) na área esportiva e os benefícios da Psicologia para atletas de todos os níveis.

Gabriela Frischknecht é psicóloga graduada, mestre e doutora em Psicologia (UFSC) e também professora no departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau. 

Francinéli Becker é psicóloga graduada e possui pós-graduação em Psicologia do Esporte. Atualmente é psicóloga do Criciúma Esporte Clube. 

Renata Pelisser Nicolao é graduada em Educação Física (CEFID/UDESC) e treinadora responsável pelo Clube de Corrida F. Scherer Fitness. É também triatleta. 

Treinamento psicológico é a prática das habilidades mentais (como autoconfiança, motivação, controle emocional, comunicação e concentração) que ajudam atletas a atingirem bem-estar e alto rendimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Desportivo (IBBD), estudos em Psicologia do esporte dos últimos 20 anos mostram que atletas mais confiantes e motivados, que se comunicam melhor e são mais concentrados lidam melhor com estresse e apresentam melhor relação com companheiros de equipe e técnicos.

O estudo concluiu que atletas que dominam essas habilidades têm melhor desempenho em competições e treinos. “O psicólogo precisa compreender minimamente o esporte, a modalidade, para aliar aos princípios da psicologia e às demandas do atleta e, assim, traçar estratégias para intervir e ajudar no desempenho”, diz Gabriela.

Renata apontou que a disciplina é fundamental. “É primordial estar com a mente alinhada, pois tudo precisa estar conectado, como questões pessoais, a parte técnica e física.  Os campeões têm uma mente forte, tudo bem encaixado.  Não é possível separar a mente da performance”, explica.

Atletas de todas as idades e níveis competitivos podem se beneficiar do treino psicológico. Iniciantes, como os amadores, podem aprender a se manter motivados e se concentrar para realizar um movimento ou técnica.

Atletas de alto nível podem aprender a aperfeiçoar sua técnica e a lidar com o estresse associado à expectativa do alto rendimento. “A(o)  psicóloga(o) do esporte pode ser procurada(o) por todos esportistas e trabalha com clubes, atletas profissionais e atletas do cotidiano, além de praticantes que não são profissionais, mas levam um estilo de vida adepto aos esportes”, completa.

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube. Confira a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=J9BoPAPP2Vg&t=172s  


Voltar

Faça seu comentário