Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Evento on-line debateu os desafios da Psicologia organizacional e do trabalho diante do adoecimento das relações interpessoais


Evento on-line debateu os desafios da Psicologia organizacional e do trabalho diante do adoecimento das relações interpessoais
2021-08-11

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu evento on-line para debater os desafios para a Psicologia organizacional e do trabalho diante do adoecimento das relações interpessoais.

O encontro aconteceu em 05/08 no canal do CRP-12 no Youtube.

Os convidados foram Flavio Rodrigues Costa (CRP – 12/05055) e Rafaela Luiza Trevisan (CRP – 12/06149). O mediador foi Pedro Augusto Crocce Carlotto (CRP - 12/11068), conselheiro do CRP. A organização foi da Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT).

Flavio Rodrigues Costa é Mestre em Psicologia Social, Cognitiva e da Personalidade e professor dos cursos de MBA em gestão de pessoas, gestão empresarial e gerenciamento de projetos da FGV e IPOG. É pesquisador, palestrante e consultor e seu trabalho tem ênfase na área organizacional, avaliação psicológica da personalidade e psicometria.

Rafaela Luiza Trevisan é doutoranda em Psicologia e atua como psicóloga perita na Secretaria de Administração de Santa Catarina.

A saúde mental no trabalho é uma das áreas que exige grande demanda da Psicologia atualmente, sendo que os transtornos de humor e ansiedade são os mais comuns. Em Santa Catarina, o último boletim estadual, divulgado em 2018, aponta que 34% das licenças de saúde entre os servidores públicos são decorrentes de transtornos mentais.

Esta situação se agrava porque o trabalho funciona como identidade social, onde o indivíduo fala seu nome e, em seguida, o que faz.

A realidade organizacional exige a presença da(o) psicóloga(o), de forma direta ou indireta e, mesmo que a atuação seja na clínica, muitos pacientes apresentam problemas relacionados ao trabalho: ambiente profissional, frustração, problemas de relação.

O desafio atual da categoria é a saúde mental de 2020 em diante.  Segundo Flávio, estamos vivendo um período jamais previsto, onde os desafios impostos com a nova realidade afetam todos profissionais, desde o jovem que está ingressando no mercado de trabalho até o experiente que está próximo da aposentadoria.

É necessário fazer com que a sociedade entenda que a psicologia tem um papel mais amplo e não apenas na atuação clínica.  “Qual a leitura que queremos que as organizações, privadas ou públicas, tenham de nós, neste contexto de saúde mental e pandemia no mundo do trabalho?”, questiona Rafaela. 

O evento está disponível no canal do YouTube do CRP-12: 

https://www.youtube.com/watch?v=PVvArnKuwbo&ab_channel=CRPSC

 


Voltar

Faça seu comentário