Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Homenagem, em Brusque, aos profissionais de psicologia pelos 60 anos da profissão


Homenagem, em Brusque, aos profissionais de psicologia pelos 60 anos da profissão
2022-11-24

O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - 12ª Região, esteve presente na Sessão Solene em Homenagem aos Profissionais da Psicologia na câmara municipal de Brusque, no último dia 3 de novembro. Representando a autarquia esteve o Conselheiro Claudemir Gonçales (CRP12/15326).

A organização do evento foi uma iniciativa da vereadora Marlina Oliveira Schiess (PT), da psicóloga Beatriz Fuzeto (CRP12/13174), entre outras. Compuseram a mesa representantes do poder executivo, legislativo e representações da psicologia. Na solenidade, também a presença da comunidade, professores de psicologia, estudantes e egressos da UNIFEBE e outras instituições.

No seu pronunciamento, o conselheiro destacou a importância da data. “É importante destacar nesta ocasião que a psicologia não está no Brasil há apenas 60 anos. Muito antes de 1962 a psicologia ela já existia de fato, mas não existia de direito. A Lei n° 4.119/62, que regulamenta a nossa profissão, marca fundamentalmente o reconhecimento da psicologia como ciência e profissão legal no Brasil. É extremamente marcante pensar nessa janela de seis décadas, nas transformações da psicologia até os dias atuais”, disse Claudemir.

 

Atualmente são 426.296 psicólogas(os) inscritas(os) em todo o território nacional. Somente em Santa Catarina são 15.827 profissionais. “Esse número representa a importância da psicologia brasileira, que é uma das maiores psicologias do mundo”, destacou o conselheiro.

Desde seu reconhecimento, passando pela criação do sistema conselhos, através da Lei 5.766/71, a psicologia brasileira vem se aprimorando, firmando-se como uma ciência essencialmente democrática, pois, tem como sua base a diversidade de pensamentos e subjetividades.

Logo em seguida à fala do conselheiro do XI Plenário do CRP-12, o psicólogo da Secretaria de Saúde de Brusque, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-ad) e professor universitário no município, Jorge Odélio Schneider (CRP12/03629), recebeu uma homenagem da casa legislativa, entregue pela vereadora Marlina (PT), em nome da categoria. O evento foi encerrado com os cumprimentos gerais e promessas de atuações mais participativas do legislativo nas conquistas locais dos anseios da psicologia.


Voltar

Faça seu comentário