Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



I Café com Prosa: CRP-12 aproxima a categoria para dialogar acerca da Psicologia Brasileira na Luta Antirracista


I Café  com Prosa: CRP-12 aproxima a categoria para dialogar acerca da Psicologia Brasileira na Luta Antirracista
2023-03-24

No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21/03) o CRP-12  promoveu uma Roda de Conversa organizada pela Comissão Psicologia e Relações Raciais (CPRR), que iniciou suas atividades no XI Plenário dialogando com a categoria sobre  "A  Psicologia Brasileira na Luta Antirracista". A convidada para dialogar com a categoria foi a Doutora em Psicologia Eliane Silvia Costa, atualmente docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora colaboradora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

O encontro contou com participações riquíssimas, com trocas de experiências. Tivemos a presença de pessoas com origens em diversas regiões do país: Piauí, Roraima e Bahia, por exemplo. Elaine Silvia manteve a todo momento um diálogo direto com as(os) participantes, promovendo um ambiente de pertencimento, no qual o público teve oportunidade e espaço de fala. Dentre as falas discutiu-se as vivências, com relatos impactantes e ao mesmo tempo emocionantes sobre experiências de identidades de raças e construções sociais.

De acordo com Elaine, o CRP-12 acertou e sempre acertará em manter essa abertura para os diálogos de raças e as consequentes violências cotidianas do povo negro. “O Brasil é fundado a partir do capitalismo e do racismo. Impossível pensar nossa sociedade sem essas modalidades de dominação, infelizmente”, disse. Outro ponto de destaque da fala de Eliane é a necessidade da população branca estar inserida e consciente do tema racismo. “Discussões sobre racismo têm que conter o outro. O negro apenas falando com negro não faz a conscientização se expandir”, concluiu.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário