Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



II Seminário Psicologia do Trânsito de Santa Catarina


II Seminário Psicologia do Trânsito de Santa Catarina
2021-09-10

II Seminário Psicologia do Trânsito de Santa Catarina 

Tema: Políticas Públicas, avanços e desafios no trabalho da(o) psicóloga(o) do trânsito.

Datas: 22  e 23 de setembro de 2021
Horário: 19h30 às 22h30 (nos dois dias)

Atividades: Palestras, mesa-redonda e minicurso

Modalidade: on-line

Comissão Organizadora: Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana- CEPTMH

Programação completa do evento:

Dia 1 - 22 de setembro

19h30 às 19h40 - Abertura - Presidente da CEPTMH Simone Ciotta – CRP - 12/01515

19h40 às 20h50 - Palestra "Avaliação psicológica pericial de condutores: perspectivas com as mudanças na legislação"

Palestrante:
- Roberto Moraes Cruz – CRP - 12/1418
Psicólogo,  doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e pós-doutorado em Métodos  e em Epidemiologia. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde.

Mediadora: Geise Vieira Presa - CRP - 12/3205
Psicóloga Especialista em Avaliação Psicológica. Especialista em Psicologia em Gestão de transportes e trânsito. Psicóloga Especialista, perita examinadora do Trânsito, credenciada ao Detran SC. Realiza Avaliação Psicológica para empresas. Atualmente, colaboradora da COF e da CEPTMH  do X Plenário – CRPSC.

20h55 às 21h - Abertura - apresentação da mesa-redonda

21h às 22h30 – Mesa-redonda "Resolução Contran nº 425, mudanças e perspectivas"

Palestrantes:
- Adalgisa Lopes Guimarães Pereira - CRP 04 11143
Pós-graduada em Psicologia Educacional pela PUCMG. Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da UFMG. Psicologia do trânsito pelo CFP. Psicologia clínica pelo CFP. Pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela PUCMG. Psicóloga clínica da APAE de Pedro Leopoldo/ MG. Psicóloga Educacional na SME de Pedro Leopoldo. Psicóloga Clínica concursada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Coordenadora do Centro de Saúde Mental da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Psicóloga do Trânsito na Clínica AGP em Belo Horizonte. Fundadora e diretora da ACTRANS, atualmente Vice-Presidente.

- Daniel Guimarães Medrado de Castro
Doutorando e mestre em Direito Público pela PUC-MG. Especialista em Direito Público: Transparência e Controle pela Escola do Tribunal de Contas de MG. Ouvidor de Prevenção e Combate a Corrupção. Foi Secretário de Estado Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Vice-presidente da Fundação Ezequiel Dias e Procurador-chefe da Fundação Estadual de Meio Ambiente. Advogado.

- Roberto Moraes Cruz - CRP: 12/1418
Minicurriculo informado na atividade acima.

Mediadora: Simone Ciotta – CRP - 12/01515
Psicóloga Especialista em Avaliação Psicológica.     Especialista em Psicologia do Trânsito.  Psicóloga Especialista, perita examinadora do Trânsito, credenciada ao Detran SC desde 2004. Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular. Realiza Avaliação Psicológica para empresas. Atualmente, conselheira do X Plenário – CRPSC, presidente da Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana.


Dia 2 - 23 de setembro

19h30 às 19h40 – Abertura
19h40 às 20h50 - Palestra "Os processos neuropsicológicos relacionados ao ato de dirigir"

Palestrante:
- Neander Abreu – CRP -  03/01809
Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia. Doutor em Neurociências e Comportamento (USP). Professor Associado - Instituto de Psicologia - Universidsde Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva – Neuroclic. Bolsista Produtividade 2 - CNPq.

Mediadora: Carla Giovana Dagostini - CRP - 12/00772 
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia, Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicoterapias Cognitivas pelo Senac. Pós-graduanda em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação (IPOG); Atua como Psicóloga Perita Examinadora de Trânsito credenciada ao Detran (SC) no município de Tubarão, desde 1995. Professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é colaboradora da Comissão especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana do CRP/SC.  È autora do livro didático sobre a "Psicologia do Trânsito", Unisulvirtual, 2013 e do cap de livro sobre a " Análise do Trabalho do Psicólogo Perito Examinador de Trânsito" no livro Pesquisas sobre comportamento no Trânsito organizado por Harmut Günther; Fábio de Cristo;Ingrid Neto; Zuleide Oliveira Feitosa  publicado pela Casa do Psicólogo, 2015.

20h55 às 21h – Abertura

21h às 22h20 - Minicurso "Avaliação Psicológica do infrator contumaz"–
Atenção: para participar do minicurso e receber o certificado é preciso fazer inscrição prévia ATÉ 23/09 às 15h.
Inscreva-se AQUI:  
https://www.sympla.com.br/minicurso-avaliacao-psicologica-do-infrator-contumaz__1339669

Palestrante:
- Rogério Oliveira – CRP - 04/14209
Atual Diretor Executivo da Portalpsic. Ex-Coordenador da Comissão Intersetorial de Controle e Prevenção de Acidentes de trânsito da Cidade de Belo Horizonte. Ex-Presidente do CFP e do CRP-MG.

Mediadora: Sabrina Guidi Valverde – CRP - 12/03037
Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Especialista em Gestão de Pessoas (UFSC), Especialista em Trânsito(UFSC/CFP). Profissional com mais de vinte anos de experiência com foco em avaliação psicológica na área organizacional e trânsito. Fundadora e responsável técnica da Avaliar Psicologia, com foco na orientação de profissionais e realização de consultorias na área de gestão de pessoas. Professora de cursos de capacitação e pós-graduação nas áreas de avaliação psicológica e gestão de pessoas.

22h20 às 22h30 - Encerramento

Para acessar o evento basta entrar no Canal do Youtube do CRP-12 nas datas e horários informados: https://www.youtube.com/c/CRP12SC
 
Exceto para o minicurso, que será no Zoom e o link para inscrição está acima descrito.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário