Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Live debateu as interfaces da mulher no contexto da saúde


Live debateu as interfaces da mulher no contexto da saúde
2021-04-01

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu o evento on-line para debater as interfaces da mulher no contexto da saúde.

As convidadas foram Gabriela Maria Silva Burin (CRP-12/10703) e Maria Angela da Cunha (CRP-12/13354). A mediadora foi Marilda Mercedes (CRP-12/02987).

A live aconteceu no canal do CRP-12 no Youtube na quinta-feira (25/03) e foi organizada por três comissões: Comissão de Psicologia e Saúde (CPS), Comissão Psicologia e Mulher (CPM) e Comissão de Direitos Humanos (CDH).

O encontro debateu a contextualização histórica dos papéis ocupados na sociedade e os diferentes tipos de violência sofrida pela mulher. 

Gabriela Maria Silva Burin é psicóloga e pós-graduada em gestão de pessoas.  Atua como psicóloga clínica e organizacional (clínica do trabalho e saúde do trabalhador).

Maria Angela é psicóloga e trabalha com psicologia clínica e também como assistente social (CRESS 12/1208). É especialista em terapia relacional sistêmica.

O encontro debateu questões atuais sobre a saúde da mulher, principalmente em relação à pandemia, como o trabalho on-line e o gerenciamento do tempo e necessidades. “A psicóloga cuida. Mas quem cuida dela em meio a este caos? Outro questionamento: quem é o sujeito que hoje a nossa psicologia tem estudado? Geralmente nos ocupamos do estudo do outro, das minorias, do estranho. Mas quando nós seremos também olhados nestes estudos? Se eu não consigo parar e refletir sobre a minha condição, como vou cuidar deste outro?”, indagou Gabriela.

De acordo com pesquisa apresentada pela Maria Angela feita em São Paulo, 72% das mulheres que sofrem agressão e violência em relacionamentos tóxicos não denunciam os parceiros por medo da vingança após a denúncia.

O evento pode ser conferido no canal do YouTube do CRP-12:  https://www.youtube.com/watch?v=iPGaxGh5Jqo&ab_channel=CRPSC


Voltar

Faça seu comentário