Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Live debateu o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência


Live debateu o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência
2020-09-29

 

Na quinta-feira (24/9), Dia Estadual de Combate à Violência Infanto-Juvenil, o CRP-12 (Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina) promoveu o debate online sobre o trabalho da(o) psicóloga(o) no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

A live aconteceu entre das 19h30 e 21h30 na página do CRP na plataforma Youtube e reuniu 31 participantes.

O evento, promovido pela CPAS (Comissão de Psicologia e Assistência Social), foi mediado pela psicóloga Ana Paula Bianchini e contou com a participação das também psicólogas Synara Sepúlveda Sales e Sandra Coimbra e do psicólogo Renato Jesus da Silva.

Junto com os acidentes, os diversos tipos de violências são as maiores causas das mortes de crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos no Brasil, do qual as agressões são as que mais matam crianças e adolescentes, a partir dos 10 anos.

No Brasil, todos os dias, são notificadas, em média, 233 agressões de diferentes tipos (física, psicológica e tortura) contra crianças e adolescentes, sendo que boa parte destes registros tem como autores pessoas do círculo familiar e de convivência das vítimas. 68% das crianças brasileiras com até 14 anos, o equivalente a 30,3 milhões de crianças, já sofreram violência corporal em casa.

Estes dados de 2017, divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, apontam que os principais tipos de violência denunciadas são: negligência (61.416), violência psicológica (39.561) e violência física (33.105).

Embora os dados estejam disponíveis, números precisos e atuais sobre casos de violência contra crianças e adolescentes não são fáceis de precisar. “Nem mesmo a OMS consegue mensurar este número”, explica Synara Sepúlveda Sales (CRP 08/ 20.460), mestre em psicologia forense e pós-graduada em psicologia jurídica.

Esta violência acontece no ambiente familiar e, em determinados casos, pela própria família, que dificulta a mensuração. “Se existe violação de direitos nesta família, dificilmente é apenas um tipo de violência praticado”, salienta Sandra Coimbra. Estes dados refletem na vida adulta de todas as formas.

São muitos os números do drama social que abatem vidas e trajetórias daqueles mais frágeis e vulneráveis de nossas sociedades. Justamente o inverso que a nossa Constituição Federal, em seu artigo 227, diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao  lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

O artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente preceitua que “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão

Sandra reitera ainda que, mesmo que seja difícil, o(a) psicóloga(o) deve trabalhar com esta família e tentar, de alguma, melhorar – ou resgatar – vínculos familiares, pois a família desenvolve papel crucial no desenvolvimento de pessoas na infância e adolescência.

O papel da psicologia não se limita em orientar as famílias e no atendimento das vítimas, mas também no trabalho da(o) profissional de psicologia na investigação policial nestes casos.  Segundo Renato Jesus da Silva (CRP: 12/14404), psicólogo da ACADEPOL (Academia de Polícia de Santa Catarina), a interpretação do perfil psicológico é fundamental para identificar os responsáveis pela agressão.

O material está disponível na página do CRP:   https://www.youtube.com/watch?v=c0vhaPivVU8&t=12s . 


Voltar

Faça seu comentário