Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Live debateu os benefícios da atividade física para a saúde mental


Live debateu os benefícios da atividade física para a saúde mental
2021-04-29

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu evento on-line sobre a importância da atividade física para o bem-estar emocional da população em geral.

As(os) convidadas(os) foram Adriana Ribas (CRP - 12/07923), Cyntia Nunes (CRP - 12/13815) e Wagner Jorge Santos (CRP - 04/9137). A conselheira do CRP-12, Fernanda Schweitzer Almeida Pereira (CRP-12/13340), foi a mediadora. 

live aconteceu no canal do CRP-12 no Youtube na quinta-feira (22/04) e foi organizada por duas comissões: Comissão de Psicologia do Esporte, Exercício e Performance (CPEEP) e Comissão de Psicologia e Saúde (CPS). 

Adriana Ribas é especialista em saúde mental, psicopatologia e psicanálise (PUC -PR) e docente dos cursos de Psicologia, farmácia e medicina da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Cyntia Nunes é mestre em Psicologia (UFSC), especialista em terapia cognitivo e comportamental. Participa do núcleo de pesquisa em avaliação e intervenção em Psicologia do esporte no laboratório Fator Humano (UFSC).

Wagner Jorge Santos é mestre em ciências da saúde e doutor em saúde coletiva, ciências humanas e saúde (Fiocruz) e também possui pós-doutorado nesta área.

A atividade física é um dos componentes que auxilia a produção de serotonina, o hormônio da felicidade relacionado com a melhora da qualidade de vida e o humor. “Mas não só isso: se movimentar ajuda na qualidade do sono, prevenção de doenças degenerativas, melhora capacidade cognitiva, motora, ameniza situações de estresse e ansiedade”, explica Adriana.

A prática regular de atividade física aumenta a circulação sanguínea e o sistema imunológico, qualificando o raciocínio e administrando melhor o estado de humor. 

Além do bem-estar e melhora da autoestima, a atividade física contribui para a estabilidade emocional. Segundo Cyntia, ajuda a focar no presente, no movimento que está fazendo e a eliminar pensamentos negativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, lida com os estresses cotidianos e contribui para sua comunidade. “Ela é parte integral da saúde, é mais do que ausência de doença e está ligada com a saúde física e com o comportamento”, completa Wagner.

Para assistir na íntegra acesse a gravação:  https://www.youtube.com/watch?v=KSYRnPTLU7o&ab_channel=CRPSC


Voltar

Faça seu comentário