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Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Último evento virtual de outubro abordou a psicologia educacional e os desdobramentos de um novo contexto


Último evento virtual de outubro abordou a psicologia educacional e os desdobramentos de um novo contexto
2020-10-29

Na quinta-feira (22/10) o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu evento virtual sobre a psicologia educacional e os desdobramentos de um novo contexto.

O debate ao vivo, organizado pelo CRP-12 e a Comissão Especial de Psicologia e Educação, aconteceu entre 19h30 e 20h30 no canal do CRP-12 no YouTube. O evento possibilitou aos profissionais da psicologia a oportunidade de debater e refletir sobre a atuação em contextos educacionais.

O mediador foi Alex Cambruzzi da Silva (CRP 12/10108) e os palestrantes convidados foram o mestre Renato Maiato Caminha (CRP 07/05716), terapeuta cognitivo e pesquisador na área, e  a doutora e professora Karla da Costa Seabra (CRP 05/25791).

A educação socioemocional é um movimento preventivo que auxilia na plenitude da educação infantil como um todo. “Assim, não somente paradigmas científicos da psicologia são importantes, tais como atenção, percepção, julgamentos, tomada de decisão e memória, mas também a emoção”, explica Renato, mestre em psicologia e doutorando na Universidade de Algarve, Portugal. 

 Uma revisão sistemática com 261 mil crianças ao redor do mundo que passaram por educação sócioemocional apontou que 10% melhoraram seu desempenho cognitivo.

Renato aponta que o desenvolvimento cognitivo pleno não deve ser unicamente pensado como preparação para um vestibular ou processo seletivo, melhores salários e uma grande carreira. “É necessário modificar o padrão conteudista e ter a abordagem das emoções na escola, assim como se ensina outras matérias”, explica.

Educação sócioemocional ajuda na prevenção de bullying, transtornos mentais e distúrbios na adolescência e aumenta a inclusão, pois a empatia mantém a harmonia da estrutura social. O profissional destaca que a presença de psicólogas(os) nas escolas deve ser acompanhada de uma experiência protocolar.

A educação sócioemocional está entre as bases do Ministério da Educação desde 2014, mas até hoje não foi implementada.

Renato ressalta que a saúde mental na escola assumiu um papel de vanguarda e, diferente de décadas atrás, tem o caráter preventivo, que difere da visão de que somente o desenvolvimento cognitivo tem importância no ambiente escolar.  O estímulo para o desenvolvimento emocional no ambiente escolar é igualmente importante, pois auxilia no desempenho do aluno como um todo.

A situação da educação diante da pandemia foi levantada no encontro. “A psicologia ocupa pouco espaço na escola. As psicólogas(os) precisam entender que o trabalho preventivo é muito digno”, diz Karla, professora do departamento de infância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A atuação da(o) psicóloga(o) na escola deve ser focada na criança e no adolescente e, segundo a doutora Karla, com foco no contexto institucional e nas famílias, parceiras da escola e equipe pedagógica. “Na pandemia isto se agravou, pois a criança saiu do ambiente escolar e passou a ter restrições na convivência familiar. As crianças foram afetadas na saúde emocional”, explica ela.

O sistema de aulas on-line resultou na perda de voz, participação e sociabilidade das crianças e, segundo a doutora, deve haver uma parceria entre escola e família na educação da criança e não a tensão que vem acontecendo em 2020.

A classe dos professores foi uma das mais atingidas, com grande aumento de estresse e carga de trabalho.

No Rio de Janeiro, onde Karla atua, cerca de 98% dos professores nunca tiveram qualquer experiência com ensino à distância ou qualquer modalidade de aula on-line, ou seja, tiverem que aprender e reinventar seu próprio trabalho: além deve dar conta do conteúdo atrasado, o professor virou um fiscal sobre normas de segurança e higiene contra o vírus. 

O evento, que contou com intérprete em linguagem de libras, pode ser acessado no YouTube do CRP-12:  https://www.youtube.com/watch?v=Pf_wM9khRNk

               

 


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