Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Mais de 300 psicólogas(os) prestigiaram I Seminário de Psicologia do Trânsito em Santa Catarina


Mais de 300 psicólogas(os) prestigiaram I Seminário de Psicologia do Trânsito em Santa Catarina
2020-09-29

O I Seminário de Psicologia do Trânsito em Santa Catarina aconteceu nas noites de 22 e 23 de setembro (terça e quarta-feira) e reuniu mais de 300 inscritos.

O evento teve como objetivo proporcionar a discussão de temas relevantes à atuação profissional das(os) psicólogas(os) na área e também debater com a sociedade em geral sobre o importante papel da psicologia do trânsito no contexto da educação.

A mesa-redonda “Mobilidade humana, comportamento de risco e educação no trânsito” abriu a noite, através da plataforma Youtube, e contou com a participação da psicóloga Aurinez Rospide Shmitz (CRP 07/06162) e a instrutora Márcia Regina Ribeiro Pontes como palestrantes.

O trânsito é o reflexo da vida. “O comportamento no trânsito é o reflexo da personalidade das pessoas”, pontuou Márcia, graduada em segurança do trânsito e especialista em planejamento, gestão e direito do trânsito.  A profissional é também palestrante nacional e internacional sobre direção preventiva, formação significativa e preventiva de condutores e de instrutores.

Aurinez é especialista em psicologia clínica pelo IEPP (Instituto de Pesquisa e Psicoterapia Psicanalítica) e fundadora e diretora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito.

O transtorno de ansiedade - ou “agorafobia”, como foi citado na apresentação – é apontado como uma das problemáticas do trânsito, do qual esta ansiedade é mais evidente entre motoboys (pela pressão para cumprir horários) e por todas pessoas que trabalham em veículos.

Segundo dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD Contínua), o número de motoristas de aplicativos subiu 29% nos dois últimos anos. O levantamento também apontou que os maiores problemas destes profissionais é a ansiedade, irritabilidade e baixa autoestima. Ponto forte do encontro foi a avaliação psicológica pericial no trânsito, com minicursos – na plataforma Zoom - nos dois dias, além de uma palestra, no segundo.

No minicurso do primeiro dia, a psicóloga Aline Jacinto (CRP 12/10782) abordou a entrevista na avaliação psicológica pericial no trânsito e, na quarta-feira, a psicóloga Sabrina Guidi Valverde (CRP: 12/03037) abordou a elaboração do registro documental e do atestado psicológico.

Aline é especialista em avaliação psicológica (Celer Faculdades) e também especialista em psicologia do trânsito (CFP), além de mestra em psicologia pela UFSC.  Sabrina é especialista em gestão de pessoas(UFSC), especialista em Trânsito(UFSC/CFP) e tem mais de vinte anos de experiência em avaliação psicológica na área organizacional e trânsito.

No segundo dia, a palestra sobre atualização de instrumentos psicológicos na avaliação dos condutores foi ministrada pelos psicólogos e doutores Roberto Moraes Cruz (CRP 12/1418) e Ivan Sant´Ana Rabelo (CRP: 06/82047), cujo foco foi a necessidade de avaliação psicológica no trânsito e o uso de instrumentos atualizados.

Autor de livros e artigos sobre avaliação psicológica e psicologia do trânsito, Roberto é mestre em trabalho e educação (UFBA), doutor em engenharia de produção (UFSC) e tem três pós-doutorados: métodos e diagnóstico (Universitat de Barcelona), medicina molecular (UFMG) e epidemiologia (UNIFESP). Atualmente é professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em psicologia (UFSC).

Ivan é pesquisador e autor de testes psicológicos e doutor em ciências (USP), mestre em avaliação psicológica (USF), especialista em psicologia do trânsito (CFP) e docente de disciplinas relacionadas à avaliação psicológica em cursos de especialização e extensão.

 

 

 

 

 


Voltar

Faça seu comentário