Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Mesa-redonda abordou comportamento de risco e educação no trânsito


Mesa-redonda abordou comportamento de risco e educação no trânsito
2020-12-09

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu a mesa-redonda “Comportamento de risco e educação no trânsito: fortalecendo e formando a psicologia que desejamos”.

As convidadas foram a psicóloga Ivani Teixeira Mendes (CRP - 06/42535) e a psicopedagoga Karine Fatima Winter.  A mediação foi do colaborador Jairo César Lunardi (CRP - 12/02245).

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube na quinta-feira (03/12) e foi organizada pela Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana (CEPTMH). O encontro fortaleceu a Psicologia do trânsito através do diálogo sobre a educação e o comportamento de risco.

Karine trabalha no BC Trânsito, autarquia municipal de Balneário Camboriú. É mestra em ciências da educação e tem quatro pós-graduações: em gestão e segurança de trânsito; direito e gestão de trânsito; gestão e políticas de segurança pública e assistência familiar e também em psicopedagogia clínica e institucional.  É também professora dos cursos de formação para agentes e instrutores, além de cursos de pós-graduação na área.

Ivani é mestra em psicologia clínica (PUC Campinas) e atualmente é professora e coordenadora do curso de especialização em psicologia do trânsito no CEAT, instituição em que oferece cursos de extensão. Na psicoterapia tem experiência em ensino superior com os temas: avaliação psicológica, psicoterapia e supervisão de estágio em serviço escolar.

Alguns comportamentos podem levar o trânsito a se tornar a 5ª maior causa de morte no mundo até 2030. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,24 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência de acidentes de trânsito. As vítimas mais vulneráveis são crianças, pedestres, ciclistas e idosos.

Entre os principais fatores de risco estão excesso de velocidade, bebida e direção, falta do uso de capacete, do cinto de segurança e de sistema de retenção infantil, além de comportamentos de risco, como ultrapassagens proibidas, disputar rachas nas vias, entre outros.  “Em certos momentos, o trânsito pode proporcionar momentos de fúria e rompantes de ódio, ocasionando violência física extrema entre desconhecidos", explica Ivani.

Investir em educação no trânsito, infraestrutura e legislação eficaz são questões fundamentais para a redução do número de acidentes e para evitar que o trânsito seja a 5ª causa de morte.  “Trânsito não é apenas uma questão de veículos. O carro e o acidente sempre vêm à tona, mas é um espaço público compartilhado e coletivo e não do indivíduo”, completa Karine.

A live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube. Confira a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=gugXx5KRKLM.


Voltar

Faça seu comentário