Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Mesa-redonda debate ética e exercício profissional em Psicologia


Mesa-redonda debate ética e exercício profissional em Psicologia
2021-09-02

O CRP-12 promoveu a mesa redonda “Ética e exercício profissional em Psicologia” na quarta-feira (25/08).

O encontro on-line contou com os convidados Iuri Novaes Luna (CRP-12/01072) Roberto Moraes Cruz (CRP-12/01418).  O mediador foi o conselheiro Diego Remor Moreira Francisco (CRP-12/13240).

live aconteceu no canal do CRP-12 no YouTube e foi pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e pela Comissão de Ética (COE).

Iuri Novaes Luna (CRP-12/01072) é mestre em administração e doutor em sociologia política, além de professor do programa de pós-graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC. É também colaborador da Comissão de Ética do CRP-12.

Roberto Moraes Cruz (CRP-12/01418) é especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutor em métodos e diagnóstico e epidemiologia. É professor e pesquisador do programa de pós-graduação em psicologia da UFSC. Também é colaborador no CRP-12.

Ética na profissão é fundamental para gerar confiança e credibilidade para exercício profissional, onde preceitos estabelecidos no Código de Ética do Psicólogo - Resolução Número 10 de 2005 - norteiam a prática profissional, com valor de conduta.  “A premissa do CRP-12 é a orientação a profissionais de Psicologia”, salienta o professor Roberto.

 

Ainda segundo Roberto, denúncias são sobre publicidade profissional, redes sociais, avaliação psicológica e, ainda, práticas alternativas.

Segundo ele, são dois dos problemas da profissão: inabilidade de escrever sobre um registro importante e também sobre como guardar o registro, que contém partes sigilosas e confiabilidade.

É preciso ficar atento a novas demandas de atendimento on-line, seja clínico ou de pesquisa. “Tudo é muito novo e todas(0s) estão se adaptando. Questão básica de tecnologia é uma nova competência que foi exigida da(o) psicóloga(o). Não se justifica mais afirmar que não  domina uma tecnologia, pois isto já faz parte desta nova realidade”, pondera o professor Iuri.

Segundo o profissional, questões como “Sou psicóloga(o) e não sou obrigada(o) a lidar com tecnologia” não funcionam atualmente.

 

O evento está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=9EA0_To6WEo

 


Voltar

Faça seu comentário