Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Nota Pública: Pela liberdade de expressão, sem repressão


Nota Pública: Pela liberdade de expressão, sem repressão
2016-09-06

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) vem a público manifestar preocupação com o exacerbado uso da força policial durante as manifestações na Capital e a repressão que a Polícia Militar de Santa Catarina vem exercendo, gerando um embate nas ruas ao proibir a circulação dos manifestantes em alguns locais da cidade.

Historicamente, as manifestações sempre ocorreram nos locais movimentados do centro da cidade, incluindo a Avenida Beira Mar Norte, local de grandes concentrações em qualquer tempo, inclusive nas manifestações pró-impeachment. Este tratamento diferenciado, truculento, repressor e por vezes, violento, não condiz com a democracia e a liberdade de expressão que tanto lutamos para conquistar em nosso país.

A democracia brasileira precisa ser garantida e para isso as instituições têm papel fundamental, com imparcialidade e respeito as garantias e direitos fundamentais que cada cidadão, conforme art. 5º da Constituição Federal.

A Psicologia preza pelo respeito aos Direitos Humanos, pelo direito de ir e vir e pela liberdade de opinião, por isso repudiamos a violência de qualquer espécie, seja física ou mental, que humilha, oprime e gera sofrimento.

Estejamos todos cumprindo nossos deveres constitucionais, sem sobrepor ou violentar direitos, em ambas as partes.

Comissão de Direitos Humanos
VIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – CRP/12


Voltar

Faça seu comentário